Como escolher um buffet para a festa de formatura

Tempo de leitura: 6 minutos

Todo mundo quer uma festa de formatura perfeita, não é mesmo? Afinal é a realização de um sonho para os pais e um alívio para os formandos, que tanto se dedicaram aos estudos. A comida e a música costumam ser considerados como os grandes protagonistas da festa. É necessária muita fartura e animação para garantir uma comemoração inesquecível. Por isso, esses dois pontos devem ser cuidadosamente escolhidos.

 

Busque referências

Entre em contato com outros formandos e pessoas que já utilizaram esse tipo de serviço. Sabe aquele casamento que você foi e adorou? Pergunte aos noivos quem eram os fornecedores! Peça indicações de buffets e pergunte como o serviço foi prestado, se o contrato foi cumprido corretamente, se houve algum imprevisto e como o buffet resolvou a situação.

Não se esqueça de perguntar sobre a qualidade, atendimento, formas de pagamento. Desse modo, você conseguirá orçar com as melhroes referências e evitar buffets desconhecidos.

Pesquise se existem reclamações sobre a empresa

É importante conferir se existem reclamações sobre a empresa. É possível fazer isso conversando com outros contratantes e por meio da internet. Acesse as redes sociais, se houver, para ver os comentários de outras pessoas sobre os serviços e busque informações em sites de reclamações, como o ReclameAqui. Se encontrar relatos sobre problemas com a contratação, analise se a empresa respondeu, como se portou diante da situação e se o cliente saiu satisfeito ao final.

A forma que a empresa se porta diante de uma situação desagradável ou um problema durante o evento também é um ponto importante para ser considerado na hora de escolher o buffet de formatura.

Verifique a estrutura do buffet

Alguns buffets oferecem, também, o espaço para evento. Nesses casos, compareça ao local para ver o espaço disponível e a estrutura, como os banheiros, mesas e cadeiras, ar-condicionado, iluminação etc.

Também se informe sobre a qualidade dos itens utilizados para servir os convidados, como pratos, talheres e copos. Verifique os utensílios usados para servir a mesa do buffet, como rechauds e travessas.

Esses itens devem ser analisados mesmo quando o serviço for prestado em outro local, afinal, no momento de servir os convidados, todos os utensílios precisando estar em boas condições de uso e ter uma ótima apresentação.

Uma forma de analisar todos esses fatores é comparecendo a uma formatura organizada pela empresa, que permitirá verificar o atendimento, a apresentação e os demais aspectos do serviço.

Analise as opções de cardápio

Para decidir a contratação, é preciso saber os pratos servidos pelos buffets pesquisados: entradas, prato principal, sobremesas, verificar a existência de opções vegetarianas e veganas, além da possibilidade de servir um coquetel ou finger food.

É comum que as empresas tenham cardápios pré-definidos, com opções e preços diferenciados. Nesses casos, caso não goste de algum item ou queria acrescentar algum prato, pergunte se é possível fazer a substituição ou acréscimos e qual será o custo dessas alterações. Nesses momentos, é importante negociar com o fornecedor.

A flexibilidade para apresentar um cardápio que esteja completamente de acordo com a sua vontade pode ser o diferencial na hora de escolher entre as opções disponíveis.

Peça a degustação dos pratos

Um ponto importante para garantir a melhor decisão é fazer a degustação dos pratos oferecidos pelo buffet. Algumas opções podem parecer uma boa escolha, mas talvez não sejam tão saborosas. Experimentando os pratos, você terá noção da qualidade da comida, dos produtos, do tempero, etc. e escolherá com mais razão.

Se possível, solicite a degustação antes de confirmar a contratação do serviço. É possível encontrar buffets que ofereçam isso de forma gratuitas, mas há também aqueles que cobram uma taxa de degustação, pois costumam fazer só após o fechamento do contrato.

Confirme o que está incluso na contratação

Pergunte sobre os serviços que a empresa oferece e quais estão incluídos na contratação, como o fornecimento de bebidas, garçons e decoração das mesas. Algumas oferecem pacotes com todos os serviços, outras se limitam a preparar o que será servido.

É preciso saber quais as suas necessidades para identificar quais precisam ser contratados. Às vezes, contratar um buffet completo pode ser mais vantajoso, pois você contará com uma equipe bem integrada. Por outro lado, escolhendo cada serviço separado você poderá ter um controle ainda maior da qualidade de cada envolvido na formatura.

Ainda, a contratação conjunta e separada pode afetar o valor. Por isso, esse fator pode ser o diferencial para tomar a decisão e garantir o melhor o custo-benefício.

Confira as condições do contrato

Se você já optou por um buffet, o próximo passo é fechar o contrato. Nesse momento, analise todas as cláusulas e condições: valor, forma de pagamento, multas em caso de desistência e se todos os serviços e o cardápio estão especificados.

Caso discorde de algum item do documento, converse com a empresa e solicite alterações. Se você não se sentir confortável ou confiante na contratação, analise novamente as outras opções ou busque novos fornecedores.

Alguns fornecedores também cobram taxas em casos específicos, como louças quebradas, algum outro dano ou redução de serviços contratados, a depender da antecedência em que isso é feito. Por isso, você deve analisar bem quais taxas são cobradas, para evitar surpresas com cobranças inesperadas.

Não tenha pressa em fechar o contrato e analise todos os aspectos envolvidos: serviços, valor, vantagens e desvantagens de cada opção. Seguindo esses passos você conseguirá escolher o melhor serviço de buffet para o seu evento!

Finalmente, preze pela qualidade e não foque apenas nos preços. Nem sempre o menor preço significa um serviço inferior e nem um valor mais alto garante a satisfação do cliente. Busque o melhor custo-benefício, contratando a empresa que mais lhe agradar e que ofereça a melhor oferta, de acordo com o seu orçamento.

 

Fonte: site Meu Bistrô!

Deixe aqui seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *