Dicas de como escolher os homenageados da colação de grau

Tempo de leitura: 3 minutos

O momento é de festa, as pessoas comemoram e os sonhos se realizam. Agora, o que muitos desconhecem é que até que esse dia chegue, a comissão responsável por concretizar tudo isso teve muito trabalho. Um capítulo que requer um traquejo considerável é a escolha dos homenageados de formatura.

Cautela na hora da escolha

Não é uma tarefa fácil porque pode envolver opiniões contrárias quando o assunto é escolher quem receberá as homenagens durante a celebração da formatura; além dos oradores e dos juramentistas. Portanto, é preciso muita cautela.

Tudo com muito diálogo

É importante salientar que a comissão deve ser a mediadora entre os alunos. O grupo especial deve dar espaço para que o restante da turma também tenha voz nas escolhas. Contudo, é importante lembrar que é função da comissão organizar os homenageados e outros itens da celebração, como os oradores.

Assembleia com a turma

Para que se estabeleça uma troca satisfatória com as partes interessadas, é aconselhável que se faça uma assembleia e que a votação seja transparente, para que não haja possibilidade de fraudes.

É verdade que para se chegar aos nomes escolhidos não deve haver tanta divergência, pois essas decisões geralmente são tomadas quase pela maioria dos formandos, mas se houver alguma diferença, a votação em assembleia é uma ótima alternativa.

Quem é o homenageado?

O homenageado é aquele professor da faculdade que durante os anos de estudo esteve mais próximo dos alunos. Há que se ressaltar, no entanto, que existem casos de outro funcionário da instituição ser escolhido para receber a homenagem, e que nem sempre está ligado ao corpo docente.

Só vocês sabem certamente quem merece esse reconhecimento pelo auxílio dado ao longo da graduação. Então, acertem na escolha e não percam a oportunidade de eleger quem merece tamanho destaque na Colação de Grau.

[Leia mais] A importância da criatividade no seu convite de formatura

Como escolher os oradores?

Na verdade, há um orador oficial para representar a turma. Essa pessoa deve ser eleita pelos estudantes. No entanto, há outras figuras que também precisam falar durante a celebração de Colação de Grau, como é o caso do presidente da mesa, o paraninfo e outras pessoas incluídas no protocolo da comemoração. O juramentista, por exemplo, é um deles.

Quem pode ser o juramentista?

A pessoa escolhida pela turma e que se disponha a ler o juramento durante a Colação de Grau. É importante salientar que cada curso tem um texto referente à área de atuação. Qualquer aluno pode ser juramentista e pode acontecer de aparecer alguns candidatos. Nesse caso, a votação em sala de aula também é necessária para não haver nenhuma margem para brigas.

Colação de Grau com sucesso

Quando a comissão de formatura de sua turma trabalha unida com o restante dos estudantes, as possibilidades de algo dar errado diminuem consideravelmente. Então nada melhor que estabelecer diálogos e votações para que tudo saia de forma satisfatória e a formatura seja inesquecível.

Deixe sua sugestão. Conheça nossos modelos de convites para sua formatura. Veja mais assuntos sobre formatura aqui!

Deixe aqui seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *