Dicas importantes para planejar o seu TCC

Tempo de leitura: 3 minutos

O Trabalho de Conclusão de Curso, muito conhecimento como TCC, deixa muitos formandos com os nervos à flor da pele. Ele cai justamente no fim da graduação, quando já bate os anseios sobre o mercado de trabalho e a finalização de uma grande etapa. Em muitos casos, o TCC pode auxiliar até para oportunidades de emprego.

Pensando nisso, a Futura Convites fez uma lista para te ajudar a programar o seu TCC e evitar grandes dores de cabeça. É aquela velha regra: nunca deixar para o final. Confira as dicas:

1 – Escolha bem as pessoas do seu grupo

Algumas faculdades permitem que o trabalho final seja feito em grupo, devido à quantidade de materiais a serem entregues e aos resultados a serem alcançados. Entretanto, é preciso escolher bem as pessoas que podem participar do seu grupo, pois o compromisso deve ser o principal motivo de escolha, além da relação com o tema.

É claro que você pode escolher por intimidade, mas todos devem ter maturidade suficiente para separar a amizade de um trabalho como esse. Seu amigo deve ser compromissado, ou estar muito disposto a ir atrás das coisas, senão isso te dará dor de cabeça.

2 – Tenha objetivos precisos

Quando se escolhe um tema, é preciso ter em mente, mesmo que seja na cabeça, no primeiro momento, aonde você quer chegar com aquilo. Quais são seus objetivos com o trabalho? O que você tem pretensão de mostrar? Tenha isso em mente, pois é muito fácil se perder no andar da carruagem.

É importante ressaltar que, no decorrer da pesquisa, seu trabalho pode te levar a rumos diferentes do que você havia pensado, mas, desse modo, você poderá comparar seus objetivos com todo o desenvolvimento e tirar conclusões preciosas para o seu TCC.

3 – Você precisa gostar muito do tema

É muito importante que o seu tema seja relevante para a área de estudo, mas que também seja capaz de te inspirar mesmo nos dias de desânimo. Para evitar a procrastinação e a falta de desejo pelo trabalho, você precisa escolher temas que sejam da sua área de interesse.

4 – Você precisa traçar metas

É sempre muito complicado falar de metas, já que envolve o compromisso com o tempo e o desenvolvimento de algo. Entretanto, sem elas as chances de você se enrolar com a produção do seu trabalho e se apertar no final são grandes.

Comece a traçar metas para o seu TCC, como por exemplo, X semanas para pesquisa de tempo, X horas de estudo semanal, datas de entrega para o seu orientador, etc. Não se esqueça de pensar nos seus outros afazeres: você precisa ter uma vida social, as aulas na faculdade, o trabalho e até mesmo umas horas para descansar. Faça suas metas levando em consideração que você precisará se esforçar mais nos estudos, mas não deixará de lado sua vida.

5 – Vá treinando sua apresentação

Todo mundo tem um medo muito grande sobre a apresentação do seu trabalho. Mas não tem segredo, já que só você conhece tão bem o que está realizando. Prepare sua apresentação aos poucos, em rascunhos. A cada parte terminada apresente para si mesmo, defina os tópicos importantes.

No final, você terá um apanhado de rascunhos que servirão de base para uma apresentação muito completa e importante. E lembre-se: não precisa ter medo, você conhece muito bem tudo que pesquisou e produziu.

Pronto para arregaçar as mangas e planejar seu TCC? Comece pesquisando os temas, leia muito e boa sorte. Não se esqueça que um trabalho bem desenvolvido pode te abrir portas. Bom trabalho!

Deixe aqui seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *