Dicas para focar no seu TCC

Tempo de leitura: 3 minutos

O trabalho de conclusão de curso é um marco na trajetória acadêmica de todo aluno. Depois de anos de estudos, o universitário precisa desenvolver algo que o ajudará na obtenção do diploma de ensino superior.

Mas, como nem tudo são flores, muitos alunos têm dificuldades para focar na hora de escrever seu TCC. É que existe toda aquela metodologia, terminologia técnica, citações, bibliografia, índice de figuras e tantas outras coisas que causam até medo só de pensar.

Foi pensando nisso, que escrevemos esse artigo para você. Aqui você vai encontrar algumas dicas importantes para conseguir driblar a dispersão e focar no TCC:

Conheça você mesmo

Um trabalho como esse demanda mais do estudante do que a pesquisa/estudo em si. E resultado final é melhor quando se tem relação entre o objeto de pesquisa e quem está pesquisando. Começar um TCC com algo que não se tem muito afinidade terá dois caminhos: o de ser um trabalho chato de se fazer ou, então, o de não ficar como deveria.

Pense em como você poderá se envolver com sua pesquisa e quais são os resultados que aparecerão ali que poderá agregar não só em sua vida acadêmica, mas também na profissional. Desse jeito, você conseguirá imergir totalmente no assunto com algo que você goste.

Quais são as prioridades?

Você vai precisar definir o que é realmente importante: assistir a aula de monografia ou escrevê-la? Tem quem prefira assistir a aula de monografia, desperdiçando 50, 60 minutos ou uma hora a mais com um professor ensinando as peculiaridades das regras da ABNT (que você mesmo consegue descobrir sozinho), do que investigar e focar na sua tese à risca.

Tenha em mente onde é mais importante estar, e isso se aplica tanto a ficar em casa ou ir à aula, quanto a escolher ler o livro, consultar o site ou fazer entrevistas sobre sua pesquisa. Acompanhe seu foco, mas seja sempre persistente.

Tenha uma rotina

É preciso encaixar seu TCC em sua rotina e ela deve ser sagrada. Uma rotina causa sensação maior de controle e maior capacidade de desenvolvimento do processo de criação do seu estudo.

Para manter o foco em dia, é essencial que você planeje suas ações previamente, lembrando de encaixar sua pesquisa em alguma parte do dia. Tente alinhar seu período de mais produtividade à sua rotina, adaptando tudo aquilo que for mais flexível.

Cuidado com a distração

Hoje em dia é muito fácil se distrair: Netflix de cada dia, smartphone, jogos, aquele seu amigo que chega para contar as novidades, dentre outras coisas.

Esse é o trabalho que você mais deve ser atento, afinal, é o último da sua vida acadêmica de universitário. Não dá pra ser multitarefa desse jeito, por mais que você acha que consiga responder uma mensagem no Facebook, ouvir uma música que te anime tanto, tome cuidado: o seu foco pode ir para as outras atividades e não para aquela que você mais precisa. Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode atrapalhar a produtividade do seu TCC.

E aí, tem mais alguma dica que queira compartilhar?! Deixe seu comentário abaixo e lembre-se: FOCA NO TCC!

Deixe aqui seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *