3 especializações interessantes para quem faz Ciências Contábeis

Tempo de leitura: 4 minutos

Um emprego bom e estável é um desejo comum de qualquer universitário. Muitas vezes, porém, a graduação não é o suficiente para se alcançar aquele cargo dos sonhos, uma vez que o mercado de trabalho se torna cada vez mais exigente. O aluno de Ciências Contábeis ainda tem uma preocupação extra: o receio de que em um futuro próximo os profissionais dessa área já não mais serão necessários pelas empresas, por causa dos softwares de gestão. De fato, as entradas e saídas de dinheiro das empresas podem ser feitas por pessoas que não são da área, com a assistência de um sistema informatizado. Assim, a tecnologia fez com que parte das tarefas dos contadores se tornasse automática.

O que alguns não entendem, porém, é que a área de Ciências Contábeis está longe de acabar, ela está apenas se modificando. O contador agora tem menos trabalho manual e mais trabalho de análise. O segredo é estudar bastante as suas opções e, se for desejo do aluno, mesclar diferentes estudos dentro dessa vasta área, não ficar preso a um só caminho. Se qualificar, se especializar.

E você tem dúvidas sobre quais seriam a melhores especializações? São muitas opções e separamos algumas para você! Confira:

Gestão Econômica e Controladoria

A realidade empresarial se modificou muito ao longo dos últimos anos, isso todos sabemos. Os fatores são muitos: globalização, tecnologia, competições mais acirradas etc. A gestão empresarial teve de acompanhar essas mudanças. A controladoria, muito ligada à administração da empresa, zela pelo desempenho da companhia, buscando sempre resultados eficazes.

O aluno de Ciências Contábeis que quiser se especializar nessa área irá aprender a avaliar o desempenho econômino dos negócios e a fazer o suporte de todas as informações financeiras que tenham relação com o planejamento e controle das empresas. Irá também gerenciar os recursos financeiros necessários para que a empresa prospere e aprender a fazer previsões que permitam aos gestores a tomarem decisões favoráveis, por meio de relatórios contábeis. É uma área muito importante para as empresas.

Auditoria

O auditor é aquele que examina muito bem as práticas desenvolvidas por uma empresa ou setor, verifica os registros e declarações financeiras para observar se estão agindo de modo adequado. O objetivo é sempre cumprir as leis fiscais e defender o interesse dos investidores. É um exame de análise e perícia.

O auditor revisa muitas coisas: as demonstrações financeiras, o sistema financeiro, registros, operações de uma entidade e transações, para assegurar que tudo esteja  apropriado. Além disso, esse profissional identifica problemas no sistema de controle interno e no sistema fnanceiro e dá sugestões de melhoria.

Planejamento Tributário

O nível de tributação (imposto) sobre as empresas, no Brasil, é muito grande. Alguns negócios podem até se tornar impossíveis, por causa do tributo. Muitas empresas quebram por causa de dívidas fiscais, e nem renegociações podem ajudar em muita coisa, em certos casos. É aí que entra o profissional da área de Planejamento Tributário.

Há uma maneira legal de diminuir o valor do tributo a ser pago, essa maneira é chamada de Elisão Fiscal. O Planejamento Tributário é um conjunto de sistemas, dentro da lei, que permitem diminuir o pagamento de tributos, que muitas vezes é o maior custo da empresa. O profissional dessa área, então, muitas vezes tem a própria sobrevivência da empresa em mãos. Grande responsabilidade.

A contabilidade é a base do planejamento fiscal, e sem ela o Planejamento Tributário iria recorrer a dados incorretos e não consegueria essa diminuição de tributos. Assim, com análises constantes e aproveitamento do que a lei permite, o planejamento fiscal é bem sucedido e muito útil para as empresas. O bolso agradece!

Ao longo do curso de Ciências Contábeis, é importante o aluno se direcionar à área que mais lhe agrada. São muitos os caminhos disponíveis e eles podem ser bem diferentes um do outro. O salário do contador é sempre atraente, mas é muito importante trabalhar com prazer.

Gostou desse texto? Fique de olho em mais assuntos em nosso blog!

Deixe aqui seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *