Dicas para se preparar para a apresentação do TCC

Tempo de leitura: 3 minutos

A graduação costuma ser um divisor de águas na vida de qualquer pessoa. O conhecimento adquirido, as experiências vividas, os networkings e as amizades conquistadas nos modificam bastante. No entanto, existe um ponto extra que torna esse período ainda mais decisivo: a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso ou simplesmente TCC.

Por que apresentar o TCC é importante?

Considerando que a universidade nos prepara para o mercado de trabalho, a exposição de algum estudo feito por você se assemelha àquelas reuniões profissionais onde uma pessoa deve apresentar os resultados obtidos.

Dentro desse processo, os professores que compõem a banca avaliam alguns critérios como clareza na explicação, objetividade, organização, postura, fundamentação, entre uma série de coisas.

Esse momento é como uma prévia do que muitos terão de fazer regularmente quando estiverem trabalhando. A desenvoltura para se comunicar e prender a atenção são requisitos para a construção de uma carreira bem encaminhada.

O que fazer para uma apresentação de TCC excelente?

Para você chegar com tudo no dia é preciso estar preparado. Não adianta desejar uma ótima performance sem buscar formas de aperfeiçoar sua capacidade. Veja abaixo algumas dicas que a Futura Convites tem para o seu sucesso.

Leia muito

Sabia que um dos principais segredos para quem quer falar bem é conteúdo? Isso mesmo. Quando a pessoa conhece e sabe o que está falando, ela certamente vai titubear na hora de se apresentar. Sendo assim, o aconselhável é ler bastante coisas sobre o tema do seu TCC. Além de segurança, esse domínio vai facilitar muito na hora das arguições da banca.

Produção de resumos

Escrever resumos pode facilitar muito o seu estudo. Essa forma de texto tem o objetivo de esquematizar os principais pontos tratados na parte escrita do trabalho. Por meio dele, é possível se inteirar mais sobre o que está sendo feito. O resumo permite que o estudante pontue alguns tópicos no qual seria interessante abordar com mais profundidade.

Treinamento para a apresentação

Falar em público pode ser um verdadeiro suplício para muitas pessoas. Não são poucos os casos de gente que recorre a calmantes e até terapias a fim de quebrar um pouco do gelo que a timidez ou a ansiedade causa.

Como auxílio, que tal treinar aquilo que vai ser apresentado? Depois de ler o material e fazer alguns resumos, chegou a hora de externar verbalmente o que fora feito. Comece só você mesmo falando em frente ao espelho do quarto ou do banheiro. Esse momento é ideal para errar. Isso mesmo, é só um treinamento. Então, não existe a necessidade de ser perfeito. Permita-se ao erro.

Logo depois, convide algumas pessoas para o treino. Explique a elas a sua intenção. É importante esse contato para que você possa identificar as situações que podem te desconcertar durante a apresentação.

Exercícios de técnica vocal

Saber o que se fala é essencial, mas procure praticar alguns exercícios que tendem a desenvolver sua técnica vocal. Para isso, nada melhor que algum profissional de fonoaudiologia para te auxiliar.

Não é um bicho de sete cabeças

Lembre-se, a apresentação do TCC não é a prova da sua vida. Tente não encarar esse dia como um monstro, mas como o seu momento de expor o trabalho árduo feito por você. O público presente não sabe nada sobre o assunto. Você, então, detém de todo o conhecimento do tema. Não tenha medo, confie em si mesmo.

Deixe aqui seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *