Preciso de um estágio! Dicas de como buscar uma vaga no mercado

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando estamos na faculdade já precisamos nos preocupar com a vida profissional. Isso mesmo! Enquanto ainda somos estudantes já é necessário traçar um rumo profissional e começar a correr atrás dos nossos objetivos.

Para a maioria dos estudantes, a principal maneira de começar a ter um contato com o mercado de trabalho é por meio do estágio. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para te auxiliar a encontrar o estágio que mais tem haver com o seu perfil e com os caminhos profissionais que você quer traçar. Vamos lá?

Qual a melhor fase para procurar estágios?

Na verdade, não existe um momento certo ou errado para procurar um estágio. A hora certa depende de cada curso, área do conhecimento e perfil de aluno. Por exemplo, algumas empresas têm costume oferecer vagas a estudantes a partir do 2º período. Dependendo do curso, algumas organizações procuram disponibilizar chances aos alunos que estão mais avançados na graduação, ou seja, quando esses já cursaram pelo menos 6 períodos.

Você também pode procurar um estágio no momento em que se sentir preparado e seguro. É claro, você não precisa ser um expert na sua área, afinal, o estagiário é aquele que ainda está aprendendo o oficio e precisa ser ensinado; mas um mínimo de conhecimento e segurança você precisa ter para se aventurar nesse caminho.

Mas como saber que estou preparado?

Esta questão é, sem dúvida, bastante subjetiva, uma vez que cada um tem o próprio tempo para absorver e assimilar o conhecimento adquirido em sala de aula. É imprescindível que você se informe sobre a realidade do mercado de trabalho, mas não é somente isso.

Outro ponto importante é fazer anotações das matérias e ter uma atenção especial nas disciplinas que têm mais haver com o caminho profissional que você quer seguir. Descobrindo o seu caminho, foque, estude e pesquise sempre para se preparar para uma futura oportunidade.

Enquanto não consigo um estágio o que posso fazer?

Qualquer forma de se qualificar é bem-vinda e existem muitos caminhos para tal qualificação. Sabia que existem aulas on-line de inglês e de várias outras línguas na internet de forma gratuita? Há ainda diversas faculdades que oferecem cursos extras e oficinas que possibilitam um aprendizado excelente aos alunos. Tudo isso para te ajudar a rechear o currículo e te ajudar a se destacar no mercado.

E se o estágio não for na minha área?

Não tem problema. Aceite o desafio para saber o que é o mercado de trabalho. Algumas pessoas até mudam de curso quando descobrem outra vocação, principalmente quando fazem estágio em um local diferente da área escolhida. No entanto, se você preferir continuar no curso escolhido anteriormente, chegará o dia em que você terá de procurar o que realmente está ligado à área de formação desejada.

Quer saber mais sobre formatura e universo da graduação? Então confira outros posts do nosso blog!

Deixe aqui seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *