Procurando um estágio? Confira algumas dicas!

Tempo de leitura: 3 minutos

A cada novo começo de semestre os estudantes ficam de olho em vagas de estágio. Isso acontece porque o contrato de antigos estagiários costuma vencer nesses períodos específicos, aumentando as chances de quem ainda está à procura da primeira chance no mercado.

Os interessados em conquistar uma boa oportunidade de estágio devem ficar atentos a algumas dicas que podem ser cruciais na hora do processo seletivo e, principalmente, no desempenho dentro de uma empresa. Vejam o que pode ser feito para que as chances de uma boa colocação sejam grandes.

Conhecimento extraclasse

Em um cenário disputado quem demonstra conhecimento extraclasse tem alguns passos a frente. Mas o que seria isso? Bom, é legal quando você concorre a uma vaga e mostra o que está aprendendo na escola ou faculdade, mas e o diferencial? O que você tem para mostrar além do que está na sala de aula?

Um exemplo que podemos dar é o curso de idiomas. Com a comodidade e a aproximação da tecnologia em nossas vidas, o inglês tem ocupado um lugar de destaque em qualquer processo seletivo. Embora não seja um critério tão novo, a língua em questão continuará por muitos anos como universal. Isso significa que tão cedo ela deixará de ser importante.

Sendo assim, está mais que na hora de procurar um curso que possa te dar total preparo para concorrer à vaga tão desejada. Se o problema for grana, saiba que existem sites que oferecem aulas on line e com tutores muito bacanas. Muitas pessoas estão se cadastrando nessa modalidade de ensino, como a da Udemy, uma plataforma interessante de e-learning.

Além disso, é possível encontrar instituições ligadas a ONGs e que trabalhem com cursos profissionalizantes. Por que não tentar? É uma boa pedida.

Canais no YouTube

Há opções bem bacanas em canais do YouTube e que podem te dar aquela forcinha na hora que rolar aquela dúvida sobre carreiras, como se comportar em uma entrevista de emprego e até mesmo agir com profissionalismo. Tutoriais excelentes. E mais: você também tem a chance de tirar outras dúvidas acerca de estágio e aprender habilidades como um novo idioma (falado no tópico acima).

Currículo atualizado

Parece uma dica óbvia, mas muitas pessoas não ficam atentas a esse detalhe. É importante atualizar o currículo. Afinal, todo tipo de informação nova que vise a contribuir para a sua seleção em um processo é bem-vinda.

Isso significa que a cada curso realizado ou período concluído você deve atualizá-lo. Telefones de contato, endereço e até idade também precisam ser acompanhados. Lembre-se: currículo com informações verídicas.

Projetos de voluntariado

Sabia que a participação em projetos sociais são quesitos consideráveis para o sucesso em um processo de seleção? Pois é, as empresas valorizam o conhecimento, mas elas também enxergam o capital humano como um diferencial. Que tal juntar esses dois aspectos? Eis uma oportunidade e tanto para você sair na frente.

Cuidado com as redes sociais

Sim, seu perfil está sendo vigiado por recrutadores. É preciso ser cauteloso com o que é postado e compartilhado. Não são poucos os casos de pessoas eliminadas de processos seletivos por conteúdos inadequados. O perfil pode ser seu, mas a internet é imperdoável e você tem grandes chances de ser pego em situações comprometedoras.

Erros ortográficos no currículo

Por fim, mas não menos importante, os erros ortográficos são prejudiciais a quem está à procura de uma vaga de estágio. Cuidado com o português. Leia sempre. É saudável.

Não deixe de ler nossos artigos, tem muito mais aqui para você.

Deixe aqui seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *