Formatura

O que é Patrono? – Definição e Diferença entre Patrono e Paraninfo

O que é PatronoO que é Patrono?

O patrono é uma figura homenageado durante a cerimônia da Colação de Grau – mais comumente no Brasil, um professor – que é escolhido pelos alunos devido ao seu amplo conhecimento, destaque científico e acadêmico.

A colação de grau é uma cerimônia obrigatória na conclusão do Ensino Médio e Superior. Nela o estudante finalmente recebe seu diploma e, para os alunos da graduação, é o momento onde o grau de licenciado ou bacharelado é concedido para que os formandos possam exercer a profissão escolhida.

Durante toda a cerimônia ocorrem vários momentos de homenagens, feitos para as pessoas mais importantes na conquista do diploma dos formandos. Entre essas pessoas estãos os professores, que passaram anos ensinando e capacitando os alunos. Na colação de grau, eles recebem homenagens como Patrono e Paraninfo. 

Mas você sabe o que é Patrono? Muitas dúvidas surgem sobre este termo e, por isso, a Futura Convites preparou este artigo explicando tudo sobre o que é Patrono! Confira!

Siga a Futura Convites no Instagram para ver os melhores Modelos de Convites e não perder as novidades!

O que é Patrono?

O patrono é uma das figuras homenageadas durante a cerimônia de colação de grau do Ensino Médio ou Superior. De forma geral, pode-se dizer que o patrono é admirado por se destacar através de seu conhecimento científico e acadêmico, sendo uma referência profissional e pessoal.

Na maioria das vezes, o patrono é um professor escolhido pelos formandos que se destacou durante o período da graduação por seu amplo conhecimento, técnica e didática. Por isso, para este professor, é uma grande honra ser chamado como patrono da turma, afinal, trata-se de um reconhecimento de sua experiência e esforços.

O termo patrono na forma feminina, caso o professor escolhido pela turma seja do sexo feminino, é o termo utilizado é patronesse, não patrona, como a maioria das pessoas pensam.

Diferença entre Patrono e Paraninfo

formanda cerimonia Patrono

O patrono é uma referência profissional e/ou pessoal para os formandos. Pode-se dizer que este profissional é uma inspiração para a turma, sendo reconhecido e admirado por eles ao escolhê-lo como patrono. 

O paraninfo, por sua vez, é o padrinho da turma. É uma personalidade que também se destacou durante os anos da graduação e que é escolhido pela turma como aquele professor que foi um dos mais próximos, sempre disposto a orientar e aconselhar os alunos. 

Na colação de grau, o paraninfo realiza seu discurso, aproveitando a oportunidade para agradecer a honra de ser homenageado com este título e dar um “último conselho” para os formandos sobre a profissão que irão seguir.

Escolher o Patrono e outros Homenageados

A escolha do patrono e do paraninfo a não é uma tarefa fácil. Afinal, podem surgir muitas opiniões contrárias quando o assunto é escolher quem receberá as homenagens durante a celebração da formatura.

Portanto, é preciso muita cautela quando a turma for se reunir para decidir quais serão os professores escolhidos como patrono e paraninfo. Além disso, a comissão de formatura deve ser a mediadora entre os alunos, dando espaço para que toda a turma participe dessas escolhas.

A Futura Convites

A Futura Convites possui uma ampla variedade de modelos de convites de formatura. Com seu próprio parque gráfico, a Futura já realizou o sonho de mais de 80 mil alunos, em 140 cidades diferentes. São quase 2 milhões de convites produzidos e 20 anos de compromisso, criatividade, cooperação e impecabilidade.

Tornamos o sonho de vários formandos em realidade com nossos convites diferenciados e de alta qualidade, se preocupando com todos os detalhes e acabamentos, desde a solicitação de orçamento até a data de entrega. Tudo é acompanhado de perto para que você tenha sua satisfação em primeiro lugar. E o melhor, o seu convite é feito de forma totalmente personalizada e exclusiva!

Gostou de aprender o que é Patrono? Veja todos os nossos Modelos de Convites de Formatura.

Entre em contato conosco e faça um orçamento!

Leave a Reply

Leave a Comment