Homenagens de Formatura – Dicas para Escolher os Homenageados da Colação de Grau!

As homenagens de formatura constituem o momento da cerimônia de colação de grau em que os formandos prestam homenagens em discursos, entrega de presentes, entre outras formalidades, para as pessoas mais importantes da caminhada de formatura.

São várias formas de celebrar a tão esperada formatura dos estudantes do Ensino Médio e Superior. As mais comuns são a Colação de Grau, o Culto Ecumênico e o Baile de Formatura.

Mesmo que falte algum tempo para a conclusão do curso, é muito importante que a formatura seja pensada com antecedência, para garantir que tudo ocorra com perfeição.

A colação de grau é uma solenidade imprescindível na graduação, em que o estudante que concluiu o Ensino Superior finalmente recebe seu diploma. Este também é o momento em que o grau de licenciado ou bacharelado é concedido aos alunos, que agora podem exercer a profissão escolhida. 

Na cerimônia de colação existem momentos onde diversas homenagens são prestadas. Elas são realizadas para as pessoas que foram importantes para a conclusão desta etapa na vida dos formandos. No entanto, muitos possuem dúvidas sobre como escolher as pessoas que irão receber as homenagens de formatura.

Com o objetivo de esclarecer todas essas dúvidas, a Futura Convites preparou um artigo com dicas incríveis para auxiliar sua turma nas homenagens de formatura. Vamos lá?

Roteiro de uma Colação de Grau

Um roteiro de colação de grau consiste na organização do passo a passo da cerimônia. Existem alguns detalhes que a turma precisa prestar atenção para que tudo ocorra da melhor forma possível durante a solenidade.

Homenagens de Formatura

Os homenageados na colação de grau são:

  1. A Deus;
  2. Aos mestres;
  3. Aos amigos;
  4. A quem amamos (noivos, esposos e namorados);
  5. Aos ausentes;
  6. Aos pais.

Além disso, os formandos precisam escolher algumas personalidades para representarem papéis importantes na cerimônia. São elas:

  • Patrono;
  • Paraninfo;
  • Professor homenageado;
  • Funcionário homenageado;
  • Orador da turma;
  • Juramentista.

Escolha para as Homenagens de Formatura

A escolha das figuras para as homenagens de formatura não é uma tarefa fácil. Afinal, podem surgir muitas opiniões contrárias quando o assunto é escolher quem receberá as homenagens durante a celebração da formatura. Além disso, a escolha dos oradores e dos juramentistas também podem causar discórdia. 

Portanto, é preciso muita cautela quando a turma for se reunir para decidir quais serão os escolhidos para receber as homenagens de formatura. Além disso, a comissão de formatura deve ser a mediadora entre os alunos, dando espaço para que toda a turma participe dessas escolhas.

Assembleia com a turma

A decisão daqueles que irão receber as homenagens de formatura precisa passar por toda a turma. Por isso, é importante que a comissão de formatura faça uma assembleia com toda a turma – uma reunião com todos os formandos para escolherem, em conjunto, quem serão os homenageados.

Homenagens de Formatura – Professor e Funcionário

O homenageado é aquele professor da faculdade que durante os anos de estudo esteve mais próximo dos alunos. Além disso, existem casos de um funcionário da instituição, que não um professor, ser escolhido para receber uma homenagem na colação de grau.

A turma sabe qual professor e/ou funcionário merece reconhecimento pelo auxílio dado ao longo da graduação. Então, acertem na escolha e não percam a oportunidade de eleger quem merece tamanho destaque na colação de grau.

Como escolher os oradores?

Há um orador oficial que representa a turma na colação de grau. Essa pessoa também deve ser escolhida em assembleia pelos formandos e será responsável pelo discurso do orador, momento extremamente especial da colação. 

No entanto, há outras figuras que também precisam falar durante a celebração de Colação de Grau, como o presidente da mesa, o paraninfo e outras pessoas incluídas no protocolo da comemoração. 

Como escolher o juramentista?

O juramentista é a pessoa, também escolhida pela turma, que é responsável por ler o juramento durante a colação de grau. Vale ressaltar que cada curso possui seu próprio juramento

Homenagens de Formatura – Patrono e Paraninfo

O paraninfo e o patrono são dois professores escolhidos pela turma para a cerimônia de colação de grau e que também participam das homenagens de formatura. No entanto, eles possuem alguns aspectos que fazem com que não sejam iguais, como muitos pensam.

Paraninfo 

O paraninfo é o professor escolhido para ser o padrinho (ou madrinha) da turma de formandos. Este professor é aquele que indica o desempenho frente a comunidade, segundo a profissão exercida por eles, e também é o responsável por aconselhar cada um dos novos profissionais. 

Patrono

O patrono é o professor que é considerado uma referência profissional e pessoal para a turma de formandos. Pode-se dizer que o patrono é uma grande inspiração para os graduandos. Além disso, ele também realiza um discurso durante a cerimônia de colação de grau.

A Futura Convites

A Futura Convites possui uma ampla variedade de modelos de convites de formatura. Com seu próprio parque gráfico, a Futura já realizou o sonho de mais de 80 mil alunos, em 140 cidades diferentes. São quase 2 milhões de convites produzidos e 20 anos de compromisso, criatividade, cooperação e impecabilidade.

Tornamos o sonho de vários formandos em realidade com nossos convites diferenciados e de alta qualidade, se preocupando com todos os detalhes e acabamentos, desde a solicitação de orçamento até a data de entrega. Tudo é acompanhado de perto para que você tenha sua satisfação em primeiro lugar. E o melhor, o seu convite é feito de forma totalmente personalizada e exclusiva!

Gostou de aprender mais sobre as Homenagens de Formatura? Veja todos os nossos Modelos de Convites de Formatura.

Entre em contato conosco e faça um orçamento!