O que é Colação de Grau? – Tire todas as suas dúvidas a respeito desta cerimônia!

Você sabe o que é Colação de Grau? É a cerimônia que marca a entrega dos diplomas aos formandos, bem como a concessão do grau de licenciado ou bacharelado dos novos profissionais em suas respectivas áreas.

Sem dúvidas o momento mais esperado dos alunos do Ensino Superior é o momento de sua formatura. São várias formas de celebrar esse momento tão especial na vida dos estudantes. Por isso, estes eventos marcam a vida dos recém-formados, que desejam aproveitá-los ao máximo!

Normalmente, a formatura conta com três principais eventos: o Baile de Gala, Culto Ecumênico e a Colação de Grau. Dentre esses eventos descritos, você sabe o que é Colação de Grau?

Esta é a dúvida de muitas pessoas, e também de vários formandos. Pensando nisso, a Futura Convites preparou um artigo explicando melhor o que é colação de grau para esclarecer todas as suas dúvidas! Vamos lá?

Siga a Futura Convites no Instagram para ver os melhores Modelos de Convites e não perder as novidades!

O que é Colação de Grau?

Formandos Colação de Grau

A colação de grau é uma solenidade imprescindível na graduação, em que o estudante que concluiu o Ensino Superior finalmente recebe seu diploma. Este também é o momento em que o grau de licenciado ou bacharelado é concedido aos alunos, que agora podem exercer a profissão escolhida. 

A colação de grau é uma cerimônia tradicional acadêmica obrigatória que também pode ser utilizada para nomear a formatura. Para receber o respectivo grau acadêmico, o aluno precisa ter concluído o curso de nível superior, que implicam em alguns requisitos, como:

  • Aprovação em todas as disciplinas da grade curricular (obrigatórias e eletivas);
  • Cumprimento de horas exigidas pelo curso, bem como as atividades complementares;
  • Obtenção da nota mínima para a aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);

Atendidas todas essas exigências, o estudante pode participar da colação de grau. Nesta cerimônia formal é onde os diplomas são entregues, onde os discursos e homenagens são realizados, além da realização do juramento, que contém os deveres e responsabilidades do profissional para com a sociedade.

  • Confira o passo a passo de um Roteiro de Formatura e organize-se para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.

O que é Roteiro de Colação de Grau?

Um roteiro de colação de grau consiste na organização do passo a passo da cerimônia. Existem alguns detalhes que a turma precisa de prestar atenção para que tudo ocorra da melhor forma possível durante a solenidade. Contudo, não é necessário seguir uma ordem exata, mas o roteiro pode auxiliar a turma para que a colação de grau aconteça sem imprevistos. 

  • Organização da mesa;
  • Entrada dos formandos;
  • Abertura oficial;
  • Hino nacional;
  • Momento do discurso do orador;
  • Discurso do patrono;
  • Discurso do paraninfo;
  • Juramento;
  • Entrega do diploma;
  • Homenagens;
  • Discurso da autoridade máxima da mesa.

Vale ressaltar que cada universidade possui regras que podem ser distintas umas das outras, limitando, em alguns casos, a personalização da Colação de Grau.

Paraninfo e Patrono

Entrega Diplomas Colação de Grau

O paraninfo e o patrono são dois professores escolhidos pela turma para a cerimônia de colação de grau. Mas você sabe o que cada um deles representa? Confira a seguir!

Paraninfo 

O paraninfo é o professor escolhido para ser o padrinho (ou madrinha) da turma de formandos. Este professor é aquele que indica o desempenho frente a comunidade, segundo a profissão exercida por eles, e também é o responsável por aconselhar cada um dos novos profissionais. 

O paraninfo também acompanha a entrada dos graduandos ao auditório, bem como a entrega dos diplomas. Além disso, ele também realiza um discurso formal na colação de grau aos seus afilhados, com agradecimentos e últimos conselhos. 

Patrono

O patrono é o professor que é considerado uma referência profissional e pessoal para a turma de formandos. Pode-se dizer que o patrono é uma grande inspiração para os graduandos. Além disso, ele também realiza um discurso durante a cerimônia de colação de grau.

A escolha de ambos homenageados é realizada por eleição entre os alunos, levando em consideração a notoriedade, saber acadêmico e empatia de cada um.

Orador da Turma

O discurso do orador da turma é com certeza um dos principais momentos de toda a colação de grau. Na ocasião, a trajetória da turma é relembrada, pontuando os seus melhores momentos, sempre ressaltando a gratidão àqueles que foram essenciais para que os formandos atingissem esse objetivo.

O orador, escolhido pela turma, deve possuir uma boa oratória, para assim envolver todos os convidados através de seu discurso. Este, por sua vez, deve ser sucinto, feito com criatividade e deve possuir sua carga emocional.

Dicas para o discurso de Orador de Formatura

  • O discurso deve possuir um tema central, que, por sua vez, expresse da melhor forma possível toda a trajetória acadêmica da turma e o seu papel como novos profissionais;
  • Sempre cumprimentar e agradecer aos presentes;
  • Discorrer sobre alguns momentos únicos e marcantes da turma;
  • Refletir sobre o futuro profissional;
  • Agradecer aos familiares, professores e pessoas importantes.

Homenagem aos Mestres

Dentro do discurso, há um momento de agradecimentos destinado aos professores da turma, pessoas tão importantes na vida dos alunos. Contudo, esta nem sempre é uma tarefa considerada fácil de se realizar.

Os professores com certeza tiveram um papel fundamental na formação dos estudantes. Além de poder contar com seu conhecimento, muitos ainda podem contar com a amizade dos mestres.

Por conta disso, é importante que os formandos pensem em algo que descreva bem essa importante presença em suas vidas acadêmicas. A mensagem voltada aos mestres merece toda a atenção. Afinal de contas, só se conseguiu chegar até aqui por conta deles. 

Roupa para Colação de Grau

Os trajes para a colação de grau são típicos. A famosa beca acompanhada do capelo é a vestimenta de todos os formandos presentes na cerimônia. No entanto, apesar das outras roupas não aparecerem por conta da beca, o evento demanda um certo estilo.

Os trajes esporte fino são os mais utilizados nessas ocasiões, pois equilibram elegância e conforto, condizentes com a solenidade. Portanto, confira algumas dicas e sugestões que podem auxiliar na escolha da melhor roupa para a colação de grau.

Roupa para a Colação de Grau – Masculina

Independente do horário da cerimônia ou sequer da época do ano que ela for realizada, os rapazes podem sempre apostar na camisa social junto da calça social. Além disso, o formando também pode optar pelo terno, que é bem-vindo na ocasião.

Roupa para a Colação de Grau – Feminino

Com certeza existem mais opções de trajes para as meninas, que podem ir além do tradicional vestido. Várias combinações de saias, blusas, calças, macacões e etc, podem ser utilizadas pelas formandas. 

Além disso, as mulheres podem apostar em diversos acessórios, como colares, brincos e pulseiras, além de possuírem uma gama enorme de sapatos para escolher. Contudo, é bom evitar vestidos longos ou outros trajes que podem dar muito volume e aparecer debaixo da beca e prejudicar a locomoção. 

A Futura Convites

A Futura Convites possui uma ampla variedade de modelos de convites de formatura. Com seu próprio parque gráfico, a Futura já realizou o sonho de mais de 72 mil alunos, em 133 cidade diferentes. São quase 2 milhões de convites produzidos e 19 anos de compromisso, criatividade, cooperação e impecabilidade.

Tornamos o sonho de vários formandos em realidade com nossos convites diferenciados e de alta qualidade, se preocupando com todos os detalhes e acabamentos, desde a solicitação de orçamento até a data de entrega. Tudo é acompanhado de perto para que você tenha sua satisfação em primeiro lugar. E o melhor, o seu convite é feito de forma totalmente personalizada e exclusiva!

Gostou de aprender o que é Colação de Grau? Veja todos os nossos Modelos de Convites de Formatura.

Entre em contato conosco e faça um orçamento!