Discurso de Formatura – Dicas e Exemplos Incríveis para se inspirar!

O discurso de formatura é o momento em que o orador de uma turma de formandos do Ensino Superior – ou Médio – discursa na cerimônia de Colação de Grau.

A colação de grau é uma solenidade obrigatória na graduação, em que o estudante que concluiu o Ensino Superior finalmente recebe seu diploma. Este também é o momento em que o grau de licenciado ou bacharelado é concedido aos alunos, que agora podem exercer a profissão escolhida.

Nesta cerimônia formal é onde os diplomas são entregues, e também onde os discursos e homenagens são realizados, além da realização do juramento – que contém os deveres e responsabilidades do profissional para com a sociedade.

O discurso de formatura é um dos principais momentos da colação de grau. Neste momento, a trajetória da turma é relembrada, pontuando os seus melhores momentos, sempre ressaltando a gratidão àqueles que foram essenciais para que os formandos atingissem esse objetivo.

O orador, escolhido pela turma, deve possuir uma boa oratória, para envolver, através de seu discurso, todos os presentes. Este discurso deve ser sucinto, feito com criatividade e deve possuir sua carga emocional.

Dicas para o Discurso de Formatura

dicas para o Discurso Orador da Turma

A Futura Convites preparou algumas dicas de como montar um bom discurso de formatura e também separou alguns exemplos para você se inspirar. Vamos lá?

1. Definir o Tema Central e a Estrutura do Discurso de Formatura

Para que se desenvolva um bom discurso de formatura, é extremamente importante que este possua um tema central e significativo para a turma de formandos. Os principais temas de discursos são: maturidade, transformação, superação e conquista.

É preciso bastante cautela para escolher a temática, pois será o fundamento de todo o discurso de formatura. Por isso, relembrar os melhores momentos, bem como os desafios superados são ótimas dicas.

Além disso, também é preciso ter cuidado com a estrutura do discurso de formatura, que conta com:

  • Abertura: contém os agradecimentos aos presentes, a apresentação do tema e a preparação para os conceitos do discurso;
  • Desenvolvimento: momento em que a história da turma é contada com exemplos de situações vividas pela turma;
  • Conclusão: é feita a reflexão sobre o futuro profissional da turma e os agradecimentos finais.

2. Compartilhar Experiências Pessoais

Uma boa forma de exemplificar o tema central do discurso é com experiências próprias do orador da turma. O compartilhamento de vivências e emoções que marcaram a graduação, bem como as vitórias obtidas durante o processo, são ótimos como exemplos.

Contudo, é importante ressaltar que essas experiências precisam ser compatíveis com a realidade de todos os formandos. Ou seja, as experiências precisam fazer com que o restante da turma se identifique.

3. Impacto, Carisma e Entusiasmo

Um bom discurso de formatura traz consigo o carisma do orador e a criatividade, que prendem a atenção do público. Além disso, é preciso que a naturalidade seja transmitida, utilizando a linguagem formal, unindo períodos de descontração e seriedade.

A utilização do humor com expressões e piadas internas demonstram a união da turma, tornando o discurso mais pessoal e único. Além disso, é importante que haja a carga emocional, como dissemos, e que a felicidade pela conquista seja transmitida.

4. Agradecimentos às Pessoas Importantes

O agradecimentos àqueles que foram importantes para a caminhada dos formandos não pode faltar no discurso de formatura. Familiares, professores, funcionários da universidades e figuras importantes para a jornada dos alunos precisam ser citados e agradecidos. 

5. Não se prender a Discursos Prontos

O discurso de formatura precisa expressar a identidade, as superações e aspectos importantes dos formandos, e isso é totalmente pessoal, variando de turma para turma. Os discursos prontos, como os que traremos a seguir, servem somente para inspirar o orador da turma na hora de montar o próprio discurso, que jamais deve ser copiado.

Exemplos de Discurso de Formatura

Discurso Colação de Grau

Primeiramente, boa noite a todos, gostaria de agradecer pelo privilégio de ser o orador de nossa turma nesta noite. Em nome dos formandos gostaria de agradecer a presença de todos que estão aqui, todos aqueles que se disponibilizaram para participar desta ocasião tão especial. Hoje concluímos mais uma etapa de nossas vidas e esta, sem dúvidas, é apenas uma das tantas vitórias que estão por vir.

Ao longo de todos esses anos na escola convivemos com muitas pessoas. Professores e colegas vieram e se foram e deles levamos apenas as boas lembranças conosco. Hoje é também um dia de despedidas. Talvez amanhã ainda nos falemos, mas e daqui a uma semana? Ou quem sabe daqui a um mês. Será que nos reconheceremos daqui a 10 anos? 

Pois é, a vida nos separa, mas as memórias permanecem, os bons momentos que passamos juntos não nos abandonam. E daqui a alguns anos nós iremos olhar para trás e iremos pensar “onde está a minha turma do ensino médio?” E será neste momento que os corações irão apertar e as únicas coisas que teremos para nos agarrar serão nossas lembranças e a saudade.

Certa vez o filósofo Olavo de Carvalho disse “há coisas que são boas por alguns instantes, outras por algum tempo. Só algumas são para sempre” e o que poderia ser a escola se não um conjunto desses momentos que serão eternos em nossas mentes? A escola foi o nosso primeiro desafio, local de nossas primeiras interações sociais, também foi o local onde começamos a ter responsabilidades, mas acima de tudo foi onde nos tornamos quem somos.

Na física existe uma teoria chamada Teoria do Caos, ela fala sobre como acontecimentos aparentemente irrelevantes podem vir a ter consequências gigantescas no futuro. Uma das frases mais célebres sobre a mesma é aquela que diz “O bater de asas de uma borboleta no Brasil seria capaz de causar um furacão no Texas”.

Parece um tanto absurdo, mas foi exatamente o que nos ocorreu, os sussurros do passado que diziam “corra atrás, estude, siga em frente, você é capaz” tornaram-se furacões e mudaram nossas vidas. E todos esses acontecimentos fizeram com que estivéssemos aqui hoje.

É engraçado como durante anos nós contávamos os dias para as férias, mas desta vez foi um pouco diferente, quando íamos pedir por férias, nós tivemos uma epifania, não haverá férias, não haverá rematrícula na escola, não haverá compras de materiais novos. Para serem férias é necessária uma data para voltar, e desta vez não voltaremos.

Esperamos concluir a escola durante tanto tempo, que agora, no fim, vemos quanta falta ela nos fará. Sentiremos saudades das risadas, das brincadeiras, até mesmo dos puxões de orelha, mesmo que esse último nem tanto, sentiremos saudades do local, do cheiro dos livros novos, e sem dúvida alguma, do lanche também.

Passamos muito tempo aprendendo, e aprendemos. Aprendemos a ler, a escrever, aprendemos que 1+1 são 11, e que dom Pedro 2° descobriu o Brasil. Ou não? Será que foi isto mesmo? Bem talvez, mas o aprendizado nunca termina, pois o conhecimento é a única coisa que levaremos sempre conosco.

E por fim não gostaríamos de apenas dizer um obrigado, é muito simples, a gratidão que sentimos não poderia ser traduzida em apenas uma palavra. Nós somos gratos a todos aqueles que passaram por nossa vida. Pais, professores, colegas, sem vocês nada disto seria possível. Mas como faltam palavras para expressar este sentimento, encerro com um obrigado, ou não, melhor, muito obrigado, por tudo.

Vinícius Becker

A nossa caminhada apenas começou

E com muita alegria que apresentamo-nos aqui hoje, embora seja para nos despedirmos, a alegria permanece em nós. Somos pessoas completamente diferentes, mas com uma história em comum.

Hoje somos finalistas, mas nem sempre foi assim. Quando entramos nesta instituição, foi acima de tudo uma fase de adaptação. Adaptação a algo maior, a novos colegas, novas e muitas disciplinas e novos professores. Mas com a ajuda de todos aqui presentes, nossa família, professores, funcionários e amigos, ultrapassamos a cada dia esses desafios.

Nada foi fácil e aprendemos que nada será. Aprendemos, entre muitas coisas, que a pontualidade e assiduidade são importantes; as regras são para ser respeitadas; devemos ser solidários uns para com os outros; devemos fazer valer a nossa voz; que sem esforço, não se vai a lado nenhum, e que o que alcançamos hoje é só uma pequena parte do que ainda podemos alcançar.

A nossa caminhada foi longa e difícil. Mas conseguimos chegar aqui e este é o fruto de nosso esforço. Portanto, colegas, tenhamos sempre em nós essa força de vontade e persistência que nos trouxe até aqui.

Hoje nos despedimos, com a certeza de dever cumprido. Mas em breve tentaremos esconder de todos que sentimos saudades. Afinal, é aqui que passamos maior parte de nossos dias. Não sentiremos saudades somente da sala, mas dos corredores, dos trabalhos que fazíamos no último dia de entrega, de todos os cantos da escola que, de alguma forma, fomos felizes.

Passamos de alunos que vão à escola porque alguém os mandou a alunos que vão à escola a busca de um futuro promissor. E, daqui a alguns anos, prometemos outro encontro como este, e quando isso acontecer, lembrem-se que só foi possível pela interseção de cada um de vocês.

Não nos resta mais nada a não ser agradecer. Os nossos agradecimentos vão aos nossos pais, pois são os pilares de nossas vidas, o nosso primeiro incentivo para frequentar à escola e dão nos motivação a cada dia, e olham por nós em todos os momentos. Achamos que sabemos muito mas ainda não aprendemos nada que possa substituir o simples obrigado.

Aos ausentes, nossa homenagem àqueles que partiram, pais, mães, irmãos, parentes, deixando a lembrança de suas presenças. Onde quer que estejam, sintam-se orgulhosos dos grandiosos passos que damos e daremos.

Aos amigos e colegas, no início, unidos apenas por um objetivo comum. Com o passar do tempo, vieram os compromissos, as amizades, as diferenças mas soubemos conviver e respeitar-nos. Colegas, muitos desafios nos esperam. Temos ainda muito a conquistar. E este é o momento de comemorar juntos nossa primeira conquista, que abre a porta de nossa mais nova importante etapa da vida. E por tudo a saudade há de ficar.

Aos professores, que todos estes anos transmitiram-nos ensinamentos, não só didáticos mas também da vida cotidiana. Que souberam nos dar bases para prosperar em nossos caminhos, e as devidas sanções pelos nossos atos. Tivemos em vocês não só professores mas também amigos.

Agora com esperança de grandes sucessos, seguimos nesta nova etapa de nossas vidas pois a nossa caminhada apenas começou.

Diana V.C.

A Futura Convites

A Futura Convites possui uma ampla variedade de modelos de convites de formatura. Com seu próprio parque gráfico, a Futura já realizou o sonho de mais de 72 mil alunos, em 133 cidades diferentes. Além disso, são quase 2 milhões de convites produzidos e 19 anos de compromisso, criatividade, cooperação e impecabilidade.

Tornamos o sonho de vários formandos em realidade com nossos convites diferenciados e de alta qualidade, se preocupando com todos os detalhes e acabamentos, desde a solicitação de orçamento até a data de entrega. Tudo é acompanhado de perto para que você tenha sua satisfação em primeiro lugar. Além disso, o seu convite é feito de forma totalmente personalizada e exclusiva!

Gostou de conferir ideias de Frases de Formatura? Veja todos os nossos Modelos de Convites de Formatura.

Entre em contato conosco e faça um orçamento!