O que é Culto Ecumênico? – Tudo o que Você Precisa saber para se Preparar para a sua Formatura!

O Culto Ecumênico é uma celebração de caráter religioso que ocorre junto a representantes de várias religiões, tendo com objetivo incluir a todos na mesma cerimônia que celebra uma formatura. Geralmente, é realizado por um padre católico e um pastor evangélico.

O grande objetivo dos alunos do Ensino Superior é um só: a formatura! O conjunto de cerimônias e celebrações conclui uma jornada de anos com muitos esforços. Por isso, estes eventos marcam a vida dos recém-formados, que desejam aproveitá-los ao máximo!

Normalmente, a formatura conta com três principais eventos: a Colação de Grau, o Baile de Gala e o Culto Ecumênico. Os dois primeiros são mais conhecidos, mas você sabe o que é Culto Ecumênico?

Esta é a dúvida de muitas pessoas, e também dos formandos. Pensando nisso, a Futura Convites preparou um artigo explicando melhor o que é Culto Ecumênico para esclarecer todas as suas dúvidas! Vamos lá?

Siga a Futura Convites no Instagram para ver os melhores Modelos de Convites e não perder as novidades!

O que é Culto Ecumênico?

O que é Culto Ecumênico

A palavra ecumênico vem do vocábulo grego oikoumene. Esse termo tem origem na expressão oikos, cujo significado é casa, lugar onde se vive. Em contrapartida, os dicionários atuais têm a palavra “ecumênico” como sendo o conceito de algo que abrange todos os seres vivos, que é de caráter universal.

No aspecto da religião, o culto ecumênico simboliza a celebração das principais religiões no Brasil: catolicismo e protestantismo. Sendo assim, o culto ecumênico é uma cerimônia religiosa da formatura em que as pessoas refletem, agradecem e se conectam com sua fé. No entanto, o culto ecumênico não é uma solenidade de uma religião em específico, ele abrange todas elas.

Roteiro de Culto Ecumênico 

Antes de tudo, é necessário que a comissão de formatura convide os representantes de cada uma das religiões. Em momentos distintos, cada um desses representantes irá celebrar os ritos que simbolizam sua fé.

Contudo, é importante que haja um roteiro preestabelecido para que tudo ocorra da melhor forma possível. Por isso, para que não haja conflito de interesses na ordem das celebrações, é fundamental que os integrantes da comissão de formatura acertem tudo previamente.

  • Não deixe de conferir o Roteiro de Formatura com TUDO o que você precisa passo a passo para a realização da sua formatura.

Local do Culto Ecumênico

O ideal é que a solenidade seja feita em um local que preserve o objetivo central de respeitar a diversidade. Por isso, é recomendado que o culto ecumênico não seja realizado em nenhum templo religioso. 

O melhor local para se realizar a cerimônia seria no auditório ou em outras acomodações da própria faculdade. No entanto, caso este não possua um espaço que comporte a todos de maneira confortável, também pode-se considerar teatros que estejam disponíveis.

Participação dos Formandos

Culto Ecumênico formandos

Os formandos não são obrigados a ir! A não participação do culto ecumênico não implica em absolutamente nada. É importante lembrar que os alunos devem ir de forma espontânea e que deve-se prevalecer o respeito sempre.

Nesse caso, a presença do aluno pode se dar somente na Colação de Grau e no Baile de Gala. O culto ecumênico é algo simbólico para os formandos que quiserem agradecer à sua fé pela conquista do diploma.

Passo a passo do Culto Ecumênico – Roteiro

Apresentamos um modelo de roteiro de culto ecumênico. Neste roteiro há o passo a passo de tudo o que irá acontecer na cerimônia no dia. Contudo, vale ressaltar que a turma não precisa ficar presa a este modelo, é somente para ter uma ideia melhor de como será o dia da celebração.

  1. Abertura – Entrada dos formandos;
  2. Cântico de entrada;
  3. Saudação aos presentes;
  4. Convite aos formandos;
  5. Composição da mesa com os representantes evangélico e católico;
  6. Momento de louvor;
  7. Ciclo de pregações (ordem a definir);
  8. Homenagens;
  9. Entrega de rosas aos formandos;
  10. Agradecimentos;
  11. Mensagem final.

A Futura Convites

A Futura Convites possui uma ampla variedade de modelos de convites de formatura. Com seu próprio parque gráfico, a Futura já realizou o sonho de mais de 72 mil alunos, em 133 cidades diferentes. São quase 2 milhões de convites produzidos e 19 anos de compromisso, criatividade, cooperação e impecabilidade.

Tornamos o sonho de vários formandos em realidade com nossos convites diferenciados e de alta qualidade, se preocupando com todos os detalhes e acabamentos, desde a solicitação de orçamento até a data de entrega. Tudo é acompanhado de perto para que você tenha sua satisfação em primeiro lugar. E o melhor, o seu convite é feito de forma totalmente personalizada e exclusiva!

Gostou de aprender mais sobre o que é Culto Ecumênico? Veja todos os nossos Modelos de Convites de Formatura.

Entre em contato conosco e faça um orçamento!