Baile de Formatura – TUDO o que você precisa saber e Roteiro Completo!

O Baile de Formatura é a cerimônia de gala que celebra a formatura do Ensino Médio ou do Ensino Superior. Trata-se de uma grande festa em que os formandos convidam familiares e amigos para comemorarem a conclusão dessa etapa dos estudos.

O momento mais esperado dos alunos do Ensino Superior é, sem dúvidas, sua formatura. Ela representa a conclusão de um ciclo de muito esforço e aprendizado e, portanto, os alunos possuem várias formas de celebrar esse momento tão especial em suas vidas.

Os eventos mais comuns são a Colação de Grau, o Culto Ecumênico e o Baile de Formatura. Apesar de faltar algum tempo para a conclusão do curso, é muito importante que a formatura seja pensada com antecedência, para garantir que tudo aconteça com perfeição e sem imprevistos. 

Um dos eventos mais esperados pela turma de formandos é o Baile de Gala. Esta é a grande festa que acontece durante toda a noite e une todos os formandos, seus amigos e familiares em um salão de festas incrível. No entanto, muito alunos possuem dúvidas sobre como o baile de formatura deve acontecer.

Buscando ajudar a esclarecer essas dúvidas, a Futura Convites preparou um artigo com TUDO o que sua turma precisa saber sobre o Baile de Formatura e qual é o passo a passo para que ele ocorra da melhor forma possível. Vamos lá?

  • Confira o passo a passo de um Roteiro de Formatura e organize-se para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.

Como organizar o Baile de Formatura?

Para começar a organizar o baile, é necessário seguir alguns pontos importantes para que toda a formatura não seja comprometida. São eles:

1. Criação da Comissão de Formatura

A comissão de formatura é o conjunto de alunos que são responsáveis por tomar a frente nas decisões no que dizem respeito à formatura da turma. É papel da comissão de formatura tudo sobre as etapas do evento, como assinatura de contratos, contato com cerimoniais, métodos de arrecadação, esclarecimento de dúvidas da turma e outras atividades.

2. Contratação de um Cerimonialista

Contratar um cerimonialista é altamente recomendado, pois este conhece todos os passos de uma formatura. Ele sabe contatar fornecedores, sabe as melhores formas de fechar contratos e garante que toda a formatura seja perfeita. O cerimonialista atua como uma ponte entre a turma e os prestadores de serviços, deixando muito mais fácil o trabalho da comissão de formatura.

3. Organização do Roteiro do Baile de Formatura

Com todos os detalhes decididos, é importante se ater à organização. Além da colação de grau e do culto ecumênico, é importante elaborar o roteiro do baile de formatura para que a cerimônia ocorra da melhor forma possível, sem imprevistos.

Baile de Formatura – Passo a Passo

Preparamos um passo a passo para que o baile de formatura seja inesquecível! Confira a seguir!

Festa de Formatura (2)

1. Pesquisa de interessados

O primeiro passo a ser dado pela comissão de formatura é realizar a pesquisa com a turma sobre quais alunos desejam participar do baile de formatura. Afinal, não são todos que participam da colação de grau, por exemplo, que desejam participar do baile de gala.

2. Escolha de fornecedores

Uma vez que os contratos com o cerimonial foram assinados, a comissão de formatura escolhe, dentro dos valores previamente definidos com o cerimonialista, quais serão os fornecedores a prestar serviços no baile de formatura. São eles:

  • Escolha do salão de festas;
  • Definição do buffet;
  • Atração musical;
  • Foto de vídeo;
  • Decoração do ambiente.

Estes são somente alguns dos serviços que a comissão deve estar atenta para não deixar faltar nada em seu baile de formatura. Na hora de definir todos esses fornecedores, deve ser necessário o deslocamento da comissão para conversar e também testar os serviços de cada um, principalmente os do buffet.

3. Planilha com orçamentos 

Uma vez que os interessados estão definidos, a comissão deve, juntamente com o cerimonial, organizar todos os custos do baile de formatura, os orçamentos de todos fornecedores, bem como métodos de arrecadação extra, etc. 

Uma vez que tudo foi definido e todos os pagamentos estão em dia, basta aguardar ansiosamente pelo dia do baile de formatura

Dicas para o dia do Baile de Formatura

Baile de Gala

Existem algumas dicas para você e sua turma se prepararem da melhor forma no grande dia do baile de gala da formatura. Confira!

Descansar durante o dia

O baile de formatura é uma festa que costuma durar toda a noite. Por isso, é importante que os alunos estejam descansados para poder aproveitar todo o baile. Apesar do dia ser bastante corrido, procure ter uma boa noite de sono, acorde mais tarde e permaneça o dia descansando, se possível.

Esteja perto daqueles que você ama

É importante estar cercado da família, amigos e amores em um dia tão especial. É completamente normal que os formandos se sintam ansiosos no dia do baile de formatura, por isso, a presença daqueles que são importantes conforta e acalma os alunos.

Se organize com os horários e a logística

O dia do baile de formatura é sempre corrido para os formandos. Toda a produção, roupas, maquiagens, definição de transporte para ir à festa… tudo precisa ser pensado com calma para que não haja atrasos ou imprevistos. Por isso, é importante que o formando organize todo o dia do baile para que tudo ocorra da melhor forma possível. Os principais aspectos que os formandos devem prestar atenção são:

  • Organização de todos os horários do dia do baile: planeje quando você irá começar a se arrumar, quando saíra de casa, horário do salão de beleza, etc. Além disso, sempre dê uma margem de 45 minutos de atraso caso ocorra algum imprevisto durante o dia;
  • Confirme se você tem tudo o que precisa para se arrumar: Faça uma lista com todos os itens que irá precisar durante o seu dia, como as roupas, maquiagens, esmaltes, etc;
  • Marque de sair de casa meia hora antes do horário planejados: Nunca se sabe como estará o trânsito até chegar ao salão de festas. Por isso, sair mais cedo é ideal para não se atrasar para seu baile de formatura;
  • Confira se os carros estão devidamente abastecidos ou se não há problemas com seu meio de transporte: Seja de carro, de táxi ou corrida particular por aplicativo, cheque se está tudo conforme o planejado;
  • Antes de sair de casa, veja se está com os convites e tudo o que precisar: Parece óbvio, mas o número de pessoas que chega ao salão sem estar com o convite de formatura é altíssimo! Por isso, certifique que você e todos os seus convidados têm o convite em mãos.

Com tudo isso definido, basta aproveitar o baile de formatura!!

Roteiro do Baile de Formatura

1. Entrada 

É o momento em que os formandos e os convidados entram no salão de festas onde o baile de formatura irá acontecer. As portas do local são abertas no horário descrito no convite de formatura.

2. Pontos de Foto

No próprio salão de festas existem locais específicos para os formandos tirarem várias fotos. Os cenários com as decorações mais incríveis formam os pontos de foto, que são o cenário perfeito para as melhores fotos de formatura.

3. Organização nas mesas

Cada formando possui sua mesa no salão de festas. No dia do baile de formatura, pessoas específicas estarão prontas para orientar cada um dos formandos e seus convidados para seus respectivos lugares. 

4. Buffet e Bares

Cada buffet possui serviços variados, mas a maioria segue o roteiro “petiscos + entrada + jantar”. Além disso, podem ser oferecidas mesas com comidas típicas, café da manhã para o final do baile, etc. O buffet costuma ter um horário específico para ser servido. Os bares, por sua vez, estão disponíveis durante todo o evento.

5. Brinde e Valsa

Este é o momento em que os formandos são homenageados por todos os presentes no baile de formatura. Eles brindam a conclusão do curso e, posteriormente, dançam a valsa de formatura com os pais e com as pessoas especiais.

6. Atrações Musicais no Baile de Formatura

Depois da valsa, as atrações musicais escolhidas se apresentam e a festa dura a noite inteira. Pode ser um DJ ou uma banda baile, mas o importante é que atenda todos os gostos musicais da turma de formandos.

Estas foram algumas dicas sobre o Baile de Formatura! Esperamos que você e sua turma aproveitem esse dia ao máximo!

A Futura Convites

A Futura Convites possui uma ampla variedade de modelos de convites de formatura. Com seu próprio parque gráfico, a Futura já realizou o sonho de mais de 72 mil alunos, em 133 cidades diferentes. São quase 2 milhões de convites produzidos e 19 anos de compromisso, criatividade, cooperação e impecabilidade.

Tornamos o sonho de vários formandos em realidade com nossos convites diferenciados e de alta qualidade, se preocupando com todos os detalhes e acabamentos, desde a solicitação de orçamento até a data de entrega. Tudo é acompanhado de perto para que você tenha sua satisfação em primeiro lugar. E o melhor, o seu convite é feito de forma totalmente personalizada e exclusiva!

Gostou de aprender mais sobre o Baile de Formatura? Veja todos os nossos Modelos de Convites de Formatura.

Entre em contato conosco e faça um orçamento!