Roteiro de Formatura – Dicas para que a sua formatura saia perfeita!

O Roteiro de Formatura é utilizado para garantir que as cerimônias de formatura ocorram sem problemas. É necessário organizá-lo antes, junto ao cerimonialista, para que a turma possa se guiar e certificar que as celebrações sejam inesquecíveis.

Sem dúvidas o momento mais esperado dos alunos do Ensino Superior é o momento de sua formatura. São várias formas de celebrar esse momento tão especial na vida dos estudantes. No entanto, as mais comuns são a Colação de Grau, o Culto Ecumênico e o Baile de Formatura.

Mesmo faltando algum tempo para a conclusão do curso, é muito importante que a formatura seja pensada com antecedência, para garantir que tudo ocorra com perfeição. Mas quais passos seguir?

Procurando responder esta dúvida de muitos alunos, a Futura Convites preparou este artigo que traz um roteiro de formatura com dicas para sua turma poder se guiar e acertar todos os detalhes que dizem respeito à formatura dos sonhos!

Siga a Futura Convites no Instagram para ver os melhores Modelos de Convites e não perder as novidades!

1º) Criação da Comissão de Formatura

A comissão de formatura é o conjunto de alguns alunos que são responsáveis por tomar a frente nas decisões no que dizem respeito à formatura da turma. É papel da comissão de formatura preparar tudo sobre as etapas do evento, como assinatura de contratos, contato com cerimoniais, meios de arrecadação, esclarecimento de dúvidas da turma e outras atividades, como:

  • Escolher qual professor ganhará homenagem da turma;
  • Indicar os formandos que serão oradores e juramentistas;
  • Escolher o paraninfo;
  • Decidir sobre todas as etapas referentes ao processo de elaboração do evento;
  • Entrar em contato com o cerimonial e com todas as empresas que fornecerão materiais para a festa;
  • Indicar o patrono;
  • Tirar todas as dúvidas dos alunos acerca da formatura;
  • Analisar contratos;
  • Garantir que tudo ocorra conforme planejado.

Aprenda mais sobre qual o papel da comissão de formatura.

2º) Contratação de um Cerimonialista

A contratação de um cerimonialista é um passo opcional, mas recomendamos veementemente que seja feito. Um cerimonialista conhece cada detalhe de uma formatura, sabe quais os melhores fornecedores, as melhores formas de fechar contratos e garantir que toda a formatura seja um sucesso. Este profissional atua como uma ponte entre a turma e os prestadores de serviço, facilitando de forma expressiva o trabalho da comissão de formatura.

3º) Organização do Roteiro de Formatura

Com todos os detalhes decididos, é importante se ater à organização. Principalmente na Colação de Grau, é importante elaborar o roteiro de formatura para que a cerimônia ocorra da melhor forma possível, sem deixar os convidados cansados ou confusos.

Vale lembrar que não existe um roteiro perfeito. A formatura deve expressar a identidade da turma e atrair a atenção dos convidados.

Roteiro de Formatura – Colação de Grau

Roteiro de Colação de Grau
Imagem: StockSnap Pixabay

Para organizar bem a Colação de Grau, existem alguns detalhes que a turma precisa de prestar atenção. No entanto, não é necessário seguir exatamente uma ordem, ela pode somente auxiliar a turma para que a solenidade ocorra de forma completa sem imprevistos. São eles:

  • Organização da mesa;
  • Entrada dos formandos;
  • Abertura oficial;
  • Hino nacional;
  • Momento do discurso do orador;
  • Discurso do patrono;
  • Discurso do paraninfo;
  • Juramento;
  • Entrega do diploma;
  • Homenagens;
  • Discurso da autoridade máxima da mesa.

Vale ressaltar que cada universidade possui regras que podem ser distintas umas das outras, limitando, em alguns casos, a personalização da Colação de Grau.

Aprenda tudo sobre o que é Colação de Grau.

Roteiro de Formatura – Baile de Gala

Roteiro de Baile de Formatura

A festa de formatura demanda uma grande organização por parte da comissão de formatura. Como dissemos, a ajuda de um cerimonialista é a melhor opção para se evitar dores de cabeça em uma data tão especial.

O Baile de Gala também pode seguir um roteiro de formatura para facilitar os desdobramentos da cerimônia. Por isso, momentos como a valsa com os pais e pessoas especiais, bem como o brinde dos formandos são protocolos que todos os formandos fazem questão de cumprir.

Roteiro de Formatura – Culto Ecumênico

Roteiro de Culto Ecumênico
Imagem: Michael Gaida

O culto ecumênico também segue um roteiro de formatura. A palavra ecumênico vem do vocábulo grego oikoumene. Atualmente, o dicionário define a palavra “ecumênico” como sendo o conceito de algo que abrange todos os seres vivos, que possui caráter universal.

Religiosamente falando, o culto ecumênico simboliza a celebração das principais religiões no Brasil: catolicismo e protestantismo, sendo uma forma de contemplar todos os estudantes. 

Para realizar o culto ecumênico, a comissão de formatura precisa convidar os representantes das duas religiões. A cada momento, os membros de cada uma das doutrinas celebram os ritos que simbolizam a fé.

Aprenda mais sobre o que é Culto Ecumênico.

A Futura Convites

A Futura Convites possui uma ampla variedade de modelos de convites de formatura. Com seu próprio parque gráfico, a Futura já realizou o sonho de mais de 72 mil alunos, em 133 cidades diferentes. São quase 2 milhões de convites produzidos e 19 anos de compromisso, criatividade, cooperação e impecabilidade.

Tornamos o sonho de vários formandos em realidade com nossos convites diferenciados e de alta qualidade, se preocupando com todos os detalhes e acabamentos, desde a solicitação de orçamento até a data de entrega. Tudo é acompanhado de perto para que você tenha sua satisfação em primeiro lugar. E o melhor, o seu convite é feito de forma totalmente personalizada e exclusiva!

Gostou de aprender mais sobre o Roteiro de Formatura? Veja todos os nossos Modelos de Convites de Formatura.

Entre em contato conosco e faça um orçamento!