GUIA COMPLETO da Comissão de Formatura – TUDO o que a Comissão precisa de saber para fazer a Formatura perfeita!

A comissão de formatura consiste no grupo de alunos de uma turma do Ensino Médio ou Superior que se dispõe a estar à frente do planejamento, organização e realização da formatura.

Todos os alunos do Ensino Superior esperam ansiosamente pelo momento de sua formatura. São várias formas de celebrar esse momento tão especial na vida dos estudantes, como por exemplo a Colação de Grau, o Culto Ecumênico e o Baile de Gala.

É muito importante que a formatura seja planejada o quanto antes, para garantir que tudo ocorra com perfeição. Um dos primeiros passos é a criação da Comissão de Formatura. No entanto, muitos alunos possuem várias dúvidas a respeito de como funciona de fato uma comissão, quais as suas responsabilidades e como organizar toda a formatura.

Muitos alunos entram na comissão de formatura mas não sabem bem como proceder, quais contatos fazer, qual o papel de cada um, etc. São muitas dúvidas que deixam vários formandos completamente perdidos!

Pensando nisso, a Futura Convites elaborou um GUIA COMPLETO da Comissão de Formatura, com tudo o que ela precisa saber. Assim, esperamos que sua turma consiga esclarecer todas as dúvidas e planejar a formatura dos sonhos. Vamos lá?

Siga a Futura Convites no Instagram para ver os melhores Modelos de Convites e não perder as novidades!

O que é Comissão de Formatura?

Antes de tudo, precisamos saber com clareza o que é uma comissão de formatura. Ela diz respeito ao grupo de alunos de uma ou mais turmas de Ensino Superior ou Médio que tomam a frente para organizar os eventos de formatura

São diversos eventos que contemplam a formatura e é necessário que uma equipe de alunos esteja responsável pelo planejamento e execução dessas celebrações. Deixar essa tarefa sob a responsabilidade de toda a turma com certeza faria com que fosse muito mais difícil organizar a formatura.

Como montar a Comissão de Formatura?

Geralmente, os alunos mais proativos, dispostos e interessados se voluntariam para participar da comissão de formatura. Nesse caso, é melhor que o número de integrantes da comissão seja proporcional ao número de alunos da sala. Por exemplo, em uma turma de 25 pessoas, é melhor que a comissão seja formada por cerca de 5 a 7 pessoas, cada um exercendo sua devida função, que falaremos mais à frente.

Principais responsabilidades da Comissão de Formatura

Uma comissão de formatura desempenha diversas funções. Afinal, é ela quem toma a frente para que tudo a respeito da formatura saia da melhor forma possível. Iremos pontuar algumas das principais responsabilidades da comissão. Confira a seguir!

Escolha do Cerimonial

Escolher um cerimonial é altamente recomendado para facilitar a vida da comissão de formatura. Pois ele é o responsável por fazer o elo entre a turma de formandos e todos os fornecedores, como buffet, atração musical, contato com salões, etc. 

Além disso, o cerimonial é o melhor aliado da comissão, pois auxilia os alunos no esclarecimento de todas as dúvidas a respeito da formatura, além de ajudar nos meios de arrecadação de fundos.

Organização Financeira

Organização Financeira Comissão de Formatura - GUIA COMPLETO da Comissão de Formatura - TUDO o que a Comissão precisa de saber para fazer a Formatura perfeita!

Para que a formatura saia como planejada, é necessária a arrecadação de recursos financeiros. Afinal, sabe-se que o conjunto de cerimônias demanda diversos custos. A organização das finanças é responsabilidade da comissão de formatura, pois é ela quem terá o contato direto com o cerimonial para estruturar o fundo de formatura da melhor forma possível.

Promover meios de arrecadação de recursos

Como vimos no item anterior, a formatura é algo que demanda inúmeros gastos. Sendo assim, a comissão de formatura também é responsável por promover eventos e outros meios de arrecadação para o fundo de formatura

Estratégias como festas de meio-curso, calouradas, festivais, venda de rifas, montagem de barraquinhas em eventos, busca por patrocinadores e venda de produtos personalizados são algumas formas da comissão arrecadar dinheiro para a formatura.

Funções dentro da Comissão de Formatura 

Depois de entender as principais responsabilidades da comissão de formatura, você já deve ter uma ideia de como precisa ser o perfil das pessoas que fazem parte dela. Essas pessoas precisam ser:

  • Proativas;
  • Organizadas;
  • Comprometidas;
  • Determinadas.

Como dissemos, a comissão de formatura costuma ser formada por 5 a 7 (de acordo com o número de alunos da turma, pode ser maior ou menor, se necessário) estudantes que se encaixam no perfil que descrevemos acima. Dentro da comissão, cada um desempenha uma função específica. São elas:

Presidente

É o responsável pelo coordenar todas as ações da comissão. Este aluno planeja as reuniões, mantém o contato com o cerimonial e passa para a turma todas as decisões tomadas. 

É extremamente essencial que o presidente seja uma pessoa determinada, que se comunique bem, seja proativo e bom na tomada de decisões. Afinal, ele será o cabeça da comissão de formatura.

Vice-Presidente

Este é o braço direito do presidente. Na ausência deste, é o vice-presidente quem toma as principais decisões a respeito da formatura. Por esse motivo, é necessário que o vice-presidente também possua um perfil determinado, sendo cooperativo e proativo, para assumir as funções sempre que for necessário.

Tesoureiros

Esta função é extremamente importante e, por isso, é necessário que haja muita cautela na hora de decidir quais alunos assumirão esses cargos. São os tesoureiros que ficam por conta de toda a parte financeira da formatura, como a cobrança de mensalidades, organização do dinheiro arrecadado em eventos e promoções e pela prestação de contas destes recursos ao presidente, ao vice e à toda comissão de formatura.

Como dissemos, é primordial que se avalie bem os alunos que pretendem assumir a função de tesoureiro. Afinal, este precisa ser, antes de tudo, uma pessoa íntegra e honesta, além de organizado, responsável e comprometido.

Secretário

Planejamento Comissão de Formatura - GUIA COMPLETO da Comissão de Formatura - TUDO o que a Comissão precisa de saber para fazer a Formatura perfeita!

O secretário possui uma função essencial dentro da comissão de formatura. Toda a organização administrativa passa por ele. Por isso, todos os membros da comissão de formatura devem prestar relatórios ao secretário para que este organize os compromissos, reuniões, finanças e todo o planejamento da formatura.

É importante que o aluno que assuma esta função dentro da comissão seja extremamente organizado e comprometido, além de estar sempre atento aos detalhes e compromissos da comissão de formatura.

Coordenadores de Eventos

Estes alunos são responsáveis pelo planejamento, organização e realização dos eventos da comissão de formatura. As calouradas, festas, festivais, venda de rifas e brindes e todos os outros eventos de arrecadação são promovidos por estes coordenadores.

Sendo assim, é essencial que esses alunos possuam o perfil proativo, animado, comunicativo e disposto a dar o seu melhor para a realização destes eventos.

A Futura Convites

A Futura Convites possui uma ampla variedade de modelos de convites de formatura. Com seu próprio parque gráfico, a Futura já realizou o sonho de mais de 80 mil alunos, em 140 cidades diferentes. São quase 2 milhões de convites produzidos e 20 anos de compromisso, criatividade, cooperação e impecabilidade.

Tornamos o sonho de vários formandos em realidade com nossos convites diferenciados e de alta qualidade, se preocupando com todos os detalhes e acabamentos, desde a solicitação de orçamento até a data de entrega. Tudo é acompanhado de perto para que você tenha sua satisfação em primeiro lugar. E o melhor, o seu convite é feito de forma totalmente personalizada e exclusiva!

Gostou de conferir o Guia Completo da Comissão de Formatura? Veja todos os nossos Modelos de Convites de Formatura.

Entre em contato conosco e faça um orçamento!