Como arrecadar dinheiro para Formatura? – 10 Dicas Incríveis!

Se você deseja saber como arrecadar dinheiro para formatura basta: planejar o mais cedo possível; aumentar o número de contribuintes; considerar investir o dinheiro arrecadado; vender rifas; organizar festas e eventos; vender doces ou salgados; conseguir barraquinhas em eventos; conseguir patrocinadores; vender produtos e crowdfunding.

Sem dúvidas a formatura é o momento mais ansiado pelos estudantes do Ensino Superior. O conjunto de cerimônias e celebrações como o Baile de Gala, a Colação de Grau, Culto Ecumênico e diversos outros eventos representam a conclusão de um ciclo de muito esforço e aprendizado. 

No entanto, esses eventos demandam custos que são, em sua maioria, bastante elevados, e muitos formandos não possuem condições de arcar com todos os custos. Por isso, surge a necessidade de conseguir uma renda extra para o pagamento da formatura. 

Assim, todos os lucros nos mais diversos métodos auxiliam os alunos completando sua renda para que consigam pagar a formatura dos sonhos. Mas você sabe a melhor maneira de como arrecadar dinheiro para formatura?

Esta é a dúvida de muitos estudantes! Pensando nisso, a Futura Convites preparou este artigo que traz 10 dicas incríveis de como arrecadar dinheiro para formatura para ajudar sua turma de formandos da melhor forma possível. Vamos lá?

  • Não deixe de conferir o Roteiro de Formatura com TUDO o que você precisa passo a passo para a realização da sua formatura.

Siga a Futura Convites no Instagram para ver os melhores Modelos de Convites e não perder as novidades!

10 Dicas INCRÍVEIS de como arrecadar dinheiro para a Formatura

Confira a seguir 10 dicas infalíveis de como arrecadar dinheiro para a formatura e se surpreenda com os resultados que você pode alcançar!

1. Começar a planejar o mais cedo possível

Planejamento para arrecadar dinheiro para formatura

A arrecadação para formatura precisa de começar o quanto antes. Pois, quanto mais tempo os formandos tiverem, menor será o valor de cada uma das parcelas. Além do mais, ao começar a planejar a formatura com antecedência, os riscos de que algo de errado aconteça se tornam bem menores.

2. Aumentar o número de contribuintes ao fundo de formatura

É bem simples: quanto maior o número de contribuintes, maior o capital arrecadado. No entanto, muitas turmas encontram dificuldades em conseguir um número razoável de contribuintes. Às vezes, a comissão de formatura não consegue realizar um bom planejamento que convença seus colegas de turma a adentrarem no fundo de formatura.

Para resolver isso, a palavra-chave é planejamento! Um bom roteiro bem organizado e atrativo convence facilmente os alunos que podem se tornar contribuintes do fundo de formatura.

3. Investir o dinheiro arrecadado

Se você procura ideias ainda melhores de como arrecadar dinheiro para formatura, pode considerar o investimento como possibilidade de aumentar a arrecadação. Por exemplo: muitas comissões abrem uma conta bancária e depositam o dinheiro mensalmente na poupança. No entanto, existem outras possibilidades que podem multiplicar os recursos de formatura.

Os chamados investimentos de baixo risco – como aplicações financeiras que têm a capacidade de controlar a inflação e, como consequência, ocasionar o rendimento do capital – são as melhores opções. 

Antes de decidir investir, consulte a opinião de um especialista ou professor em economia. Com certeza eles ficarão felizes em esclarecer as dúvidas.

4. Vender Rifas

Parece ultrapassado, mas as rifas sempre auxiliaram os formandos no que diz respeito à arrecadação para a formatura. Tanto que, atualmente, os pacotes oferecidos pelos cerimoniais já incluem a arrecadação.

Atualmente a rifa ainda é a forma mais simples de arrecadação conhecida, pois os lucros podem ser bem altos. Alem disso, são diversas opções de prêmios para rifar, como celulares, tablets, televisores e, até mesmo, viagens! Assim, os formandos conseguem juntar boas quantias para ajudar no pagamento da formatura dos sonhos.

5. Organizar festas e eventos

A comissão de formatura pode utilizar da realização de festas e eventos para conseguir arrecadar dinheiro. Mesmo que trabalhoso, todos os lucros obtidos vão para o fundo de formatura. Para isso, é preciso que não somente a comissão, mas o máximo de formandos auxilie na organização, divulgação, compra de alimentos e bebidas e logística do evento.

É muito importante fazer um planejamento muito organizado. Afinal, a festa precisa dar lucro e não prejuízo. Para isso, pensar nos melhores locais, bandas, DJs, bebidas e comidas é fundamental para que o evento se torne atrativo

Alguns eventos que podem ser organizados pela comissão para arrecadar dinheiro para a formatura:

  • Festas temáticas em datas comemorativas;
  • Festa de meio-curso, que é realizada quando a turma atinge a metade do tempo de formação;
  • Festivais gastronômicos;
  • etc.

6. Vender doces ou salgados na Faculdade

Arrecadar dinheiro com Venda de Doces

Uma boa forma de se arrecadar dinheiro para a formatura é através da venda de doces ou salgados na universidades. Esses produtos são bastante comuns e vários estudantes os consomem todos os dias. Itens como brigadeiros, coxinhas, bolos e tortas, por exemplo, sempre possuem mercado no meio dos universitários.

7. Barraquinhas em eventos

A universidade promove muito eventos que incluem toda a comunidade acadêmica, como jogos internos, por exemplo. Estes são grandes oportunidades para a comissão de formatura vender comidas e bebidas em uma barraquinha.

Antes de tudo, vale lembrar que, para conseguir participar desses eventos, a comissão precisa de pedir autorização para os organizadores. Vale lembrar que é importante estabelecer um preço para as mercadorias que seja justo e que traga lucro.

8. Conseguir patrocinadores

Apesar de parecer difícil, existe a possibilidade da comissão de formatura conseguir patrocinadores que auxiliem no custo da formatura. Também chamados de padrinhos da turma, pessoas e empresas que se dispõem a financiar parte dos gastos são uma ótima saída se você não sabe como arrecadar dinheiro para formatura.

Para isso, é preciso que a comissão:

  • Liste e entre em contato com empresas e pessoas em potencial que já possuam o hábito de auxiliar em formaturas;
  • Pesquisar as especificidades de cada uma das empresas e pessoas pautadas e identificar os mais favoráveis para fundamentar o pedido de patrocínio;
  • Fazer uma boa apresentação estabelecendo uma previsão de valor e áreas onde a marca da empresa irá se destacar, assim como o retorno positivo por parte da organização;
  • Apresentar o planejamento para a empresa, com propostas inovadoras para ela.

9. Vender produtos personalizados

Outra boa dica para se arrecadar dinheiro para a formatura é a venda de produtos personalizados e que sejam atrativos para as pessoas. Por exemplo, camisetas, bonés, chaveiros, chinelos e outros brindes costumam ter uma boa saída.

Produtos Personalizados

Eles são ótimas opções de arrecadação por conta do baixo preço de custo dos produtos, podendo originar um lucro maior do que 100% com suas vendas. Uma ótima dica é apostar em produtos que possuam grande utilidade e que sejam funcionais. Isso associado ao valor mais baixo cobrado faz com que as vendas desses produtos sejam um sucesso.

Exemplos de produtos que podem ser vendidos:

  • Chaveiro personalizado;
  • Pendrives;
  • Carregador portátil;
  • Moleskine;
  • Squeeze;
  • Canecas;
  • etc.

10. Crowdfunding (financiamento coletivo)

A famosa e antiga “vaquinha” ganhou outro nome, mas a prática é a mesma. A única diferença é que, com a tecnologia, esta pode ser feita pela internet, em páginas específicas ou até mesmo em redes sociais

O importante é deixar bem claro que a arrecadação é para a comemoração da festa de formatura. Porém, não se pode esquecer que os participantes que contribuem para o financiamento devem concorrer a um prêmio que satisfaça e justifique a contribuição. 

A Futura Convites

A Futura Convites possui uma ampla variedade de modelos de convites de formatura. Com seu próprio parque gráfico, a Futura já realizou o sonho de mais de 72 mil alunos, em 133 cidades diferentes. São quase 2 milhões de convites produzidos e 19 anos de compromisso, criatividade, cooperação e impecabilidade.

Tornamos o sonho de vários formandos em realidade com nossos convites diferenciados e de alta qualidade, se preocupando com todos os detalhes e acabamentos, desde a solicitação de orçamento até a data de entrega. Além disso, tudo é acompanhado de perto para que você tenha sua satisfação em primeiro lugar. E o melhor, o seu convite é feito de forma totalmente personalizada e exclusiva!

Gostou de conferir como arrecadar dinheiro para Formatura? Veja todos os nossos Modelos de Convites de Formatura.

Entre em contato conosco e faça um orçamento!