Formatura

GUIA COMPLETO da Viagem de Formatura Universitária – Como organizar e TOP 10 Melhores Lugares para Viagem de Formatura

Viagem de FormaturaViagem de Formatura

A viagem de formatura universitária consiste na turma de formandos se reunir para viajarem todos juntos para um lugar com o objetivo de comemorar a conclusão de seus estudos. Entre os principais lugares para viagem de formatura estão: Porto Seguro, Natal, Fortaleza, Búzios, Maceió, Florianópolis, entre outros.

A formatura é o momento mais esperado por todos os estudantes. Durante os anos no Ensino Superior a ocasião é esperada pelos alunos, bem como por seus familiares e amigos. Agora que este momento finalmente está chegando para sua turma, é ideal que cada detalhe de todas as cerimônias seja pensado.

Além das celebrações mais comuns, como a Colação de Grau, o Baile de Gala e o Culto Ecumênico, muitos formandos escolhem fazer uma viagem de formatura universitária. Nesse contexto, todos os alunos da turma decidem por viajar juntos para um passeio que, sem dúvidas, é inesquecível. 

No entanto, nem sempre é fácil de decidir para onde viajar com a turma, muito menos organizar toda essa viagem. Por isso, a Futura Convites preparou o Guia Completo da Viagem de Formatura Universitária para responder todas as dúvidas a respeito da organização e para trazer um TOP 10 dos melhores lugares para viagem de formatura! Vamos lá?

  • Não deixe de conferir o passo a passo de um Roteiro de Formatura e organize-se para garantir que a Formatura ocorra da melhor forma possível.

Como organizar a Viagem de Formatura Universitária?

Para que a viagem ocorra sem problemas, é necessário que haja um planejamento extremamente organizado por parte dos formandos. Separamos algumas dicas para sua turma organizar sem empecilhos a viagem de formatura. Confira!

1. Comece a planejar com antecedência

É ideal que o planejamento da viagem comece o quanto antes, pois são diversos detalhes que precisam ser acertados e que demandam tempo. Assim, quanto mais cedo a turma começar a organizar a viagem, mais chances de que ela ocorra sem imprevistos.

Estipula-se que o pacote de viagem seja adquirido pela turma com pelo menos 1 ano e meio antes da data marcada. Por isso, se sua formatura está se aproximando e sua turma quer viajar junto, já comece a organizar!

2. Defina uma comissão de formatura

A comissão de formatura consiste no grupo de alunos de uma ou mais turmas de Ensino Superior ou Médio que tomam a frente para organizar os eventos de formatura. E, entre eles, a viagem de formatura.

A comissão é a responsável pelo contato agências de viagens, organização financeira, arrecadação de recursos, etc. O ideal é que a comissão de formatura possua o número de integrantes proporcional ao tamanho da turma. Por exemplo, uma turma de 25 pessoas pode ter uma comissão com 5 a 7 participantes. 

Dentro da comissão de formatura, é importante que os alunos se dividam e assumam funções específicas, para que tudo ocorra da melhor forma possível. São elas:

  • Presidente: Responsável por coordenar todas as ações da comissão, além de realizar o contato com agências e transmitir para a turma as decisões tomadas;
  • Vice-presidente: Tem a função de auxiliar o presidente em todas as tomadas de decisões, além de assumir o seu papel quando este não pode estar presente; 
  • Tesoureiro(s): Responsável por toda a organização financeira do fundo de formatura da turma;
  • Secretário: Tem a função de organizar administrativamente tudo sobre a formatura, como a agenda de compromissos, reuniões, balanço financeiro, etc;
  • Marketing/Coordenador(es) de eventos: Responsável pelo planejamento, organização e promoção de eventos de arrecadação de fundos.

Essas são as funções dentro de uma comissão de formatura que organizam tanto a viagem de formatura quando todos os outros eventos.

3. Faça uma pesquisa de interesse com a turma

Uma vez formada, a comissão de formatura deve alinhar com a turma de formandos se uma viagem realmente é possível. Afinal, elas demandam gastos e, caso não haja interesse de muitos alunos, os custos se elevam e a viagem se torna inviável.

Sendo assim, é necessário que a comissão realize uma pesquisa com os colegas de sala para saber se estes possuem interesse em fazer a viagem de formatura. Caso hajam pessoas suficientes, a comissão pode partir para o próximo passo.

4. Escolha do destino da viagem

Este é o momento onde a turma irá se reunir e, em conjunto, decidir qual será o destino da viagem de formatura universitária. Para isso, a comissão pode realizar uma pesquisa com os melhores lugares para se realizar uma boa viagem de formatura e apresentá-los para a turma. 

Para ajudar a comissão e a turma de formandos, preparamos um TOP 10 com os melhores lugares para a viagem de formatura universitária. Confira!

  • Siga a Futura Convites no Instagram para ver os melhores Modelos de Convites e não perder as novidades!

TOP 10 dos Melhores Lugares para Viagem de Formatura

1. Porto Seguro – BA

Formatura Porto Seguro BA
Imagem: Porto Seguro Turismo

Quando se fala em formatura, este é um dos primeiros destinos pensados pelos formandos. O litoral da Bahia é cercado de destinos que agradam a todos e Porto Seguro é visitada por oito em cada dez jovens. Como ponto turístico, podemos destacar o famoso Axé Moi com sua programação intensa e que reserva shows, apresentações e uma estrutura excelente.

2. Natal – RN

Formatura Natal RN
Imagem: Márcio Rogério

Natal tem lugares imperdíveis, entre eles a orla de Ponta Negra com bares, boates, restaurantes, hotéis e muitos outros. Um local interessante em Natal é o Farol de Mãe Luiza, que conta com 37 metros de altura e garante uma vista inesquecível de Natal. 

3. Armação dos Búzios – RJ

Viagem Búzios RJ
Imagem: Fábio Macahe

O clima de sofisticação do local atrai jovens de toda a região sudeste, que aproveitam festas realizadas em casas ou estabelecimentos. A beleza por si só faz de Armação dos Búzios uma parada obrigatória, mas podemos destacar os seguintes pontos turísticos: Mirante de João Fernandes, Reserva do Tauá, Praia do Forno, Praia da Ferradura, entre outros.

4. Fortaleza – CE

Formatura Fortaleza CE
Imagem: Melina Flynn

Impossível falar de viagem com a turma sem citar a capital do Ceará. Existem diversos lugares para se visitar em Fortaleza, como a Praia de Canoa Quebrada, a Praia de Aracati, a Praia do Futuro, a Praia de Iracema, o Beach Park (famoso parque aquático) e os deliciosos passeios de escuna.

5. Maceió – AL

Formatura Maceió AL
Imagem: Clézia Cavalcante

Maceió causa a mesma sensação em todos que a visitam: encantamento. É impossível sair dessa cidade sem querer voltar. Caso escolhida, a turma precisa conhecer as praias do Gunga, Barra do São Miguel e Ipioca.

6. Florianópolis – SC

Formatura Florianópolis SC
Imagem: Jair Quint

A capital catarinense é uma das mais animadas em todo o extenso litoral brasileiro. Habitantes e turistas decoram Florianópolis com suas belezas, e é muito comum que argentinos visitem as praias extremamente concorridas como Jurerê, Campeche e Joaquina.

7. São Sebastião – SP

Viagem São Sebastião SP
Imagem: Sérgio Gonçalves

Esse paraíso guarda uma praia famosa do litoral paulista: Maresias. Lotada de surfistas do Brasil inteiro, São Sebastião tem na praia de Maresias uma parada obrigatória para quem não abre mão de paisagens lindíssimas e um público tão belo quanto. 

8. Ilhabela – SP

Viagem Ilhabela SP
Imagem: Sérgio Gonçalves

No circuito do litoral norte de São Paulo, podemos destacar outro lugar que promete gerar boas recordações para a turma. Ilhabela não carrega a beleza apenas no nome, mas na própria estrutura natural com suas praias encantadoras. 

9. Paraty – RJ

Viagem Paraty RJ
Imagem: Thaís Duarte

Com a preservação da parte histórica e de suas várias praias, Paraty é uma atração à parte para quem adora paisagens lindas, pousadas, hotéis, boa companhia, bares e algumas praias mais isoladas incríveis, como a belíssima Trindade.

10. Caraíva – BA

Viagem Caraíva BA
Imagem: Martin Stuchi Montingelli

O paraíso baiano é para quem quer se divertir com sua turma uma praia maravilhosa, com água cristalina e muita paz. Por isso, Caraíva é ideal para turmas pequenas e que fazem questão de um ambiente mais tranquilo. 

Contato com agências e busca por pacotes de turismo

Este é o momento em que a comissão de formatura realiza uma abrangente pesquisa de mercado, procurando as melhores ofertas nas melhores agências. Por isso, é importante que os formandos consultem sempre mais de uma agência, para realizar comparativos entre elas e ver qual possui o melhor custo-benefício.

Escolher a data da Viagem de Formatura Universitária

Assim que o local e a agência de viagem forem escolhidos, basta a turma determinar o dia em que realizarão a viagem de formatura universitária. As datas mais comuns para as viagens de formatura são durante as férias no meio do ano, visto que o fim de ano sempre é cheio de compromissos. 

Organização financeira

Com tudo definido, a turma já saberá qual o valor do pacote da viagem de formatura por aluno, e cabe a cada um escolher o melhor método de pagamento do pacote. No entanto, a comissão de formatura pode promover a organização de vários eventos de arrecadação de recursos para abater no valor total da viagem, diminuindo os custos por aluno.

A Futura Convites

A Futura Convites possui uma ampla variedade de modelos de convites de formatura. Com seu próprio parque gráfico, a Futura já realizou o sonho de mais de 80 mil alunos, em 140 cidades diferentes. São quase 2 milhões de convites produzidos e 20 anos de compromisso, criatividade, cooperação e impecabilidade.

Tornamos o sonho de vários formandos em realidade com nossos convites diferenciados e de alta qualidade, se preocupando com todos os detalhes e acabamentos, desde a solicitação de orçamento até a data de entrega. Tudo é acompanhado de perto para que você tenha sua satisfação em primeiro lugar. E o melhor, o seu convite é feito de forma totalmente personalizada e exclusiva!

Gostou de conferir o Guia Completo da Viagem de Formatura Universitária? Veja todos os nossos Modelos de Convites de Formatura.

Entre em contato conosco e faça um orçamento!

Leave a Reply

Leave a Comment