Qual é o papel da comissão de formatura?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muito se fala sobre festa de formatura, bailes, curtição e afins, mas por trás desse momento de grande alegria há um trabalho bastante árduo de alguns colegas. Para que tudo dê certo, é imprescindível que haja a formação da comissão de formatura. Afinal, sem uma equipe que trate de todos os assuntos burocráticos da celebração (como arrecadar dinheiro para a formatura, por exemplo), não há possibilidade de colocar em prática a comemoração tão esperada.

Qual o primeiro passo?

Criar a comissão de formatura.  Por meio desse grupo, a turma encontra todo o respaldo sobre as etapas referentes ao evento, tais como prazos, deveres dos formandos, arrecadações, organização em geral e esclarecimento de dúvidas, para citar apenas alguns itens. É bem verdade que esse grupo de representantes da turma precisa ter muita disposição para atender a todos os alunos. Sendo assim, é válido adiantar que o futuro integrante da comissão precisa ser comunicativo e gostar de desafios, além de saber lidar com pressões.

Estrutura e função da comissão

A comissão de formatura é formada por um número relativamente curto de membros. É muito comum que o corpo de integrantes seja constituído pelos seguintes eleitos:

– Presidente;

– Vice-presidente;

– Tesoureiro;

– 1° Secretário;

– 2° Secretário;

– Voluntários (que são muito úteis na divulgação de comunicados e em outras funções).

A indicação dos membros é feita em uma reunião em que todos os alunos precisam participar para que não haja discordâncias posteriores. É comum que muitas turmas façam votações onde quem receber o maior número de votos ocupa o cargo ao qual se candidatou.

Função

A função da comissão de formatura, embora não seja pouca coisa, pode ser resumida da seguinte maneira:

– Escolher qual professor ganhará homenagem da turma;

– Indicar os formandos que serão oradores e juramentistas;

– Escolher o paraninfo;

– Decidir sobre todas as etapas referentes ao processo de elaboração do evento;

– Entrar em contato com o cerimonial e com todas as empresas que fornecerão materiais para a festa;

– Indicar o patrono;

– Tirar todas as dúvidas dos alunos acerca da formatura;

– Analisar contratos;

– Garantir que tudo ocorra conforme planejado

[Leia mais] Como a sua comissão de formatura pode ter menos trabalho

O que não pode faltar na comissão de formatura?

Organização. Isso inclui tudo, desde a escolha da data até a administração do dinheiro recolhido. Aliás, tal item sempre gera muita polêmica por se tratar de algo muito sério. Para evitar contratempos, é importante que a comissão crie uma conta para que os valores sejam depositados em um local seguro. A partir disso, os alunos devem ter acesso a todos os comprovantes (saldo e extrato) e os membros da comissão precisam estar sempre a postos para esclarecer dúvidas.

comissao de formatura

Como arrecadar?

A comissão, junto com o restante da turma, pode decidir as formas de arrecadação para a festa de formatura. Há várias maneiras, mas as mais comuns são: festas, viagens, rifas, bazares e sorteio de brindes.

Autenticação

A melhor saída para deixar tudo muito bem acertado é autenticar todos os documentos referentes ao evento em um cartório.

O que não pode faltar?

Informação. É importante que a comissão de formatura informe todos os alunos sobre as decisões tomadas. Transparência é tudo.

Aproveite para conhecer nossos modelos de convites de formatura para sugerir para sua comissão ou apresentar para sua turma.

Fique ligado nas novas postagens!!! Inscreva-se me nosso blog.

Deixe aqui seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *